Banner AI - Cobb
AveSui Inside Cooperativas Agroindústrias Bem - Estar Animal América Latina Comentário Avícola Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Genética Geral Insumos Manejo Meio Ambiente Mercado Externo Mercado Interno Nutrição Ovos Piscicultura Pesquisa e Desenvolvimento Processamento de Carne Sanidade Sustentabilidade Saúde Animal Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Disputa

OMC suspende investigação contra a Indonésia sobre exportação de carne de frango

Organização atendeu a pedido do Brasil
 

valor
26-Ago-2020 09:48

A pedido do Brasil, a Organização Mundial do Comércio (OMC) suspendeu até 12 de setembro uma investigação envolvendo denúncia do país contra a Indonésia sobre exportação de carne de frango para aquele mercado asiático.

O resultado da disputa estava perto de ser anunciado oficialmente. Mas, segundo fontes, o Brasil preferiu dar um freio no contencioso e buscar mais uma vez um entendimento bilateral que poderia dar resultados mais imediatos.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em representação ao setor produtivo diretamente interessado no contencioso, destaca que a suspensão temporária do painel tem como objetivo dar continuidade às tratativas bilaterais para um entendimento mútuo.

Ocorre que o mecanismo de solução de controvérsias da OMC está inoperante, com a paralisação imposta pelos EUA ao Orgão de Apelação. E a Indonésia não faz parte do Mecanismo Interino de Apelação/Arbitragem (MPIA, na sigla em inglês), criado por um grupo de países, para resolver disputas entre eles.

O conflito sobre barreiras ao frango brasileiro na Indonésia já tem vários anos. Em 2017, o Brasil ganhou uma disputa contra a Indonésia na OMC, e os panelistas deram prazo para Jacarta eliminar as barreiras contra o frango brasileiro, mas não foi o que aconteceu.

A Indonésia não deu o reconhecimento sanitário aos exportadores brasileiros, limitando-se a remendos em sua legislação, de forma que a interdição à entrada da carne persistiu.

O Brasil voltou então à OMC e pediu um “painel de implementação”, para os panelistas decidirem se a Indonésia adotou as recomendações e se o país tornou sua legislação consistente com as regras internacionais.

Agora, com a suspensão da disputa, os dois lados estão negociando de novo. Do lado brasileiro, não se descarta uma retaliação contra a Indonésia, se não mudar sua posição. O Brasil espera vender até 3 mil toneladas por ano numa fase inicial, no caso de abertura daquele mercado.

Assuntos do Momento

Brasil recebe autorização da Anvisa e poderá produzir até 400 milhões de vacinas em 90 dias
22 de Abril de 2021
Saúde

Brasil recebe autorização da Anvisa e poderá produzir até 400 milhões de vacinas em 90 dias

O próximo passo é buscar a transferência de tecnologia para dar início à produção dos imunizantes

16 de Abril de 2021
Cooperativa

Em entrevista, CEO da BRF diz que será preciso criar carne a partir de células de animais

Lorival Luz, CEO global da BRF, deu entrevista para UOL sobre tendências e perspectivas da marca

São Salvador Alimentos passa a fabricar produtos industrializados de frango com projeto Marel
20 de Abril de 2021
Mercado

São Salvador Alimentos passa a fabricar produtos industrializados de frango com projeto Marel

O projeto atenderá duas linhas de produção: os embutidos e empanados

BRF consolida a inovação como pilar de transformação e desenvolvimento sustentável
20 de Abril de 2021
Mercado

BRF consolida a inovação como pilar de transformação e desenvolvimento sustentável

Companhia dobrou investimentos em Inovação e P&D nos últimos dois anos e a intenção é aumentar ainda mais em 2021

A diferença entre os preços de ovos brancos e vermelhos é recorde
19 de Abril de 2021
Cotação

A diferença entre os preços de ovos brancos e vermelhos é recorde

Os valores dos dois tipos de ovos estão em alta, impulsionados pelas vendas aquecidas

Evonik faz investimento complementar na In Ovo em apoio ao lançamento da máquina para teste de  sexagem em ovos
20 de Abril de 2021
Mercado

Evonik faz investimento complementar na In Ovo em apoio ao lançamento da máquina para teste de sexagem em ovos

Startup atinge o estágio de comercialização de sua tecnologia. Determinação rápida e confiável da sexagem de embriões dentro do ovo agora é possível em escala. Tecnologia permite aos produtores de ovos evitar o descarte de pintos machos, procedimento que será proibido na Alemanha a partir de 2022

Mais assuntos do momento
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade