Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

OMS emite alerta sobre gravidade da gripe do frango

Doença já matou três pessoas no Vietnã.

Redação AI 15/01/2004 – 04h00 – A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou nesta quarta, dia 14, alerta sobre a gravidade da gripe do frango, que já matou três pessoas no Vietnã. De acordo com a entidade, a doença pode ser mais perigosa do que a pneumonia asiática, já que o vírus da gripe aviária se associa ao vírus comum da gripe que afeta o homem e se torna transmissível aos seres humanos.

A chefe do departamento de microbiologia e parasitologia na Faculdade de Medicina da Universidade das Filipinas, Veronica Chan, alertou que os seres humanos não teriam proteção contra um vírus combinado, o que poderia criar condições para uma epidemia da doença.

Não se sabe ainda como a gripe aviária chegou aos seres humanos, mas os cientistas sabem que o vírus da doença que atinge as aves possui a capacidade de se combinar com o vírus da gripe comum.

“O vírus da gripe aviária e o da gripe humana podem reagrupar seus componentes genéticos, produzindo um novo vírus”, afirmou Chan.

Especialistas da OMS voaram para Hanói para averiguar a ocorrência da doença. Entre os pesquisadores está Hiroshi Oshitani, que liderou os esforços de combate à Sars no ano passado. Vietnamitas com suspeita da gripe estão sendo colocados em quarentena.

Com informações da agência Reuters