Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

OMS pede à China mais esforços no combate à gripe aviária

Na Tailândia, vírus avança rapidamente em regiões turísticas.

Redação AI 02/02/2004 – 05h20 – As chances de a China conter a gripe aviária estão diminuindo, alertou a Organização das Nações Unidas (ONU) neste sábado, dia 31. O vírus mortal vem se disseminando na Ásia e avança rapidamente nas regiões turísticas do sul da Tailândia.

“Afirmamos repetidamente que existe um curto período para agir na China”, disse Julie Hall, especialista da Organização Mundial da Saúde (OMS), que faz parte da ONU, após Pequim confirmar novos surtos nas províncias de Hubei e Hunan.

“Essa última notícia sugere que as chances estão diminuindo a cada dia”, disse Hall.

Na Tailândia um dos 10 países asiáticos atingidos pelo vírus , a gripe aviária foi detectada próxima à área turística de Phuket. Mas o primeiro-ministro tailandês Thaksin Shinawatra, multimilionário que já trabalhou para a rede de alimentação norte-americana Kentucky Fried Chicken, pediu à população para consumir mais frango.

“Quando ele é cozido, é um milhão por cento mais seguro”, disse Thaksin em seu discurso semanal no rádio.

Uma agência de viagens do Vietnã onde seis pessoas morreram após contrair a gripe aviária informou que centenas de turistas japoneses cancelaram passagens reservadas nas duas últimas semanas devido à doença.

“Entre 800 e mil turistas cancelaram suas viagens por causa da gripe aviária”, informou a Apex Vietnam.

A companhia aérea Malaysian Airline Systems retirou o frango de seus pratos e o governo proibiu a importação da carne da Tailândia. A OMS está preocupada com o impacto ambiental em decorrência do sacrifício de aves nos países atingidos pela gripe aviária e pediu que as pessoas envolvidas “tomem precauções de segurança adequadas”” para ajudar a prevenir a infecção humana.

A organização também fez um apelo por mais informações sobre o uso de vacinas na China para combater a gripe, preocupada com o fato de que a imunização pode mascarar infecções.

“Nesses casos, as aves podem não morrer, mas podem ficar doentes, transmitir o vírus e eventualmente infectar outras aves do grupo”, informou a OMS.