Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Postura

Onda de calor mata meio milhão de galinhas na 'capital do ovo'

Incidente em Bastos (SP) não elevará preços, dizem produtores.

Onda de calor mata meio milhão de galinhas na 'capital do ovo'

Uma onda de calor que atingiu a região de Bastos (536 km de SP), conhecida como “capital do ovo” do país, causou a morte de meio milhão de galinhas, segundo produtores.

De acordo com Wellington Koga, presidente do Sindicato Rural de Bastos, as mortes, registradas há três semanas, representam entre 2% e 3% do total de aves produtoras de ovos da região.

A onda de calor fez com que a temperatura chegasse a 43ºC nas granjas.

Parte das aves que sobreviveram teve redução em sua capacidade produtiva, situação que pode levar até dois meses para se normalizar.

Não há estimativas sobre o impacto das mortes no volume de produção de ovos.

Ainda segundo Koga, o preço dos ovos para o consumidor final não deve aumentar por causa das mortes. O produto já costuma registrar elevação de preço no final do ano em razão do maior consumo, sobretudo por indústrias de panificação.

Segundo o diretor técnico da Associação Paulista de Avicultura (APA), José Roberto Bottura, o incidente não deve afetar o desempenho do setor em 2013. Para Bottura, se houver aumento de preços, ele será causado pelo aumento no preço de insumos de produção, como milho e soja.

O município de Bastos é o maior produtor nacional de ovos. De acordo com dados da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a produção corresponde a 6% do total no país. A região possui cerca de 22 milhões de aves no total.

A avicultura se tornou a principal atividade econômica de Bastos, conhecida como “capital do ovo”, no final da década de 1940.

O Estado de São Paulo é responsável por cerca de 20% da produção de ovos no país. É o principal produtor, seguido por Paraná, Minas Gerais e Goiás.