Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

NULL

One Health: eficiência das ações em Saúde Pública e diminuição dos riscos para a saúde global

Devido a importância do tema, a AveSui oferece um painel totalmente gratuito e aberto ao publico

One Health: eficiência das ações em Saúde Pública e diminuição dos riscos para a saúde global

O conceito de Saúde Única, ou One Health, foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e caracteriza uma visão integrada que considera a interdependência indissociável entre a saúde humana, a saúde animal e a saúde ambiental. Juliana Ribas, coordenadora de produção da Agroceres PIC, mestre em Produção Animal pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) explica que o conceito defende que existe uma ligação muito estreita entre o ambiente, as doenças em animais e a saúde humana. “Assim, é muito importante discuti-lo, pois, as interações entre humanos e animais acontecem de diferentes ambientes e de maneiras diversas”.

O conceito de Saúde Única permite realizar pesquisas, definir políticas, legislações e a implementação de programas, em que diferentes setores se comunicam e trabalham em colaboração nas ações para a redução de riscos e manutenção da saúde. Essa integração contribuí para a eficiência das ações em Saúde Pública, com diminuição dos riscos para a saúde global. Devido a importância do tema, a AveSui oferece um painel totalmente gratuito e aberto ao público que será coordenado por Juliana.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), cerca de 60% das doenças humanas têm em seu ciclo a participação de animais, logo, são zoonóticas, assim como 70% das doenças emergentes e reemergentes. “Dessa forma, o conceito de Saúde Única contribui para a definição de linhas de pesquisa e adoção programas e políticas públicas efetivas para a prevenção e controle de enfermidades que podem ser trabalhadas nos níveis local, regional, nacional e mundial”, completou Juliana

Painel

Juliana conta que os principais pontos a serem abordados no Painel são:

1-      Como o governo e os âmbitos oficiais têm trabalhado essa questão da Saúde Única e qual a importância desse conceito para a produção animal.

2-      Qual a atual situação e como promover o uso racional de antimicrobianos, tanto na esfera animal quanto na humana. Esses dois temas estão intimamente ligados.

3-       Trazer uma visão da saúde humana através de uma palestra de um infectologista para explicar como tem acontecido a dinâmica de transmissão de doenças ao redor do mundo e como isso nos afeta aqui no Brasil.

4-      Abordar, a partir da visão de um especialista da saúde humana, o conceito da Saúde Única, com foco nos diferentes elos do tema.      

O painel será realizado no segundo dia do evento, no período da tarde.