Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Influenza Aviária

Organização Mundial de Saúde Animal apoia vacinação contra influenza aviária para evitar pandemia

Países têm mostrado relutância em adotar a vacinação de aves

Organização Mundial de Saúde Animal apoia vacinação contra influenza aviária para evitar pandemia

Segundo o chefe da Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH), os governos devem analisar a possibilidade de vacinar aves contra a gripe aviária, uma doença que resultou na morte de centenas de milhões de aves e mamíferos infectados em todo o mundo. Essa medida é essencial para prevenir a transformação do vírus em uma nova pandemia.

O atual surto de influenza aviária, demonstrou uma gravidade significativa, causando danos econômicos e pessoais consideráveis. Em decorrência desses impactos, os governos estão reavaliando a opção de vacinar as aves. No entanto, alguns países, como os Estados Unidos, mostram-se hesitantes, principalmente devido às possíveis restrições comerciais que poderiam surgir como consequência dessa medida.

“Estamos saindo de uma crise de COVID em que todos os países perceberam que a hipótese de uma pandemia era real”, disse a diretora-geral da WOAH, Monique Eloit, à Reuters em entrevista.

“Como quase todos os países que fazem comércio internacional já foram infectados, talvez seja hora de discutir a vacinação, além do abate sistemático que continua sendo a principal ferramenta (para controlar a doença)”, disse ela.

O WOAH, com sede em Paris, realizará uma sessão geral de cinco dias a partir de domingo e se concentrará no controle global da gripe aviária altamente patogênica, ou HPAI.

Uma pesquisa WOAH mostrou que apenas 25% de seus estados membros aceitariam importações de produtos de aves vacinadas contra HPAI.

Os 27 estados membros da União Europeia concordaram no ano passado em implementar uma estratégia de vacina contra a gripe aviária.

A França, que gastou cerca de um bilhão de euros (US$ 1,10 bilhão) em 2021/22 para compensar a indústria avícola por abates em massa, deve ser o primeiro país da UE a iniciar um programa de vacinação, começando com patos.

“É nossa responsabilidade usar outras ferramentas que agora estão disponíveis, como a vacinação. E isso, para a saúde animal, para a saúde pública, mas também para responder aos desafios sociais”, disse o ministro francês da Agricultura, Marc Fesneau, no lançamento da Sessão Geral da WOAH.

Eloit disse que o movimento da UE em direção à vacinação pode levar outros a seguirem.

“Se um bloco como a UE, que é um grande exportador, começar a se mover nessa direção, terá um impacto de ricochete”, disse Eloit.

O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) disse à Reuters na sexta-feira que “no interesse de não deixar pedra sobre pedra na luta contra o HPAI, o USDA continua a pesquisar opções de vacinas que podem proteger as aves domésticas dessa ameaça persistente”.

No entanto, ainda considera as medidas de biossegurança a ferramenta mais eficaz para mitigar o vírus em lotes comerciais, afirmou em respostas por e-mail.

O risco da gripe aviária para os seres humanos permanece baixo, mas os países devem se preparar para qualquer mudança no status quo, disse a Organização Mundial da Saúde.

Eloit disse que a vacinação deve se concentrar em aves criadas ao ar livre, principalmente patos, uma vez que a gripe aviária é transmitida por aves selvagens migratórias infectadas. Vacinar frangos de corte, que respondem por cerca de 60% da produção global de aves, faz menos sentido, disse ela.

A cepa H5N1 que prevaleceu no atual surto de HPAI foi detectada em um número maior de mamíferos e matou milhares deles, incluindo leões-marinhos, raposas, lontras e gatos.