Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário

Os benefícios da utilização de ácidos orgânicos para avicultura

Por Cláudio Maurício Araújo Franco médico veterinário e assessor técnico aves da Vaccinar    

Os benefícios da utilização de ácidos orgânicos para avicultura

O atual momento vivido pela avicultura brasileira mostra que a busca por alternativas mais equilibradas e sustentáveis norteiam o trabalho de nutricionistas e técnicos. Nesse contexto, a utilização de ácidos orgânicos tem se mostrado uma alternativa viável e eficiente para controle de alguns patógenos e obtenção de melhorias produtivas. Além disso, em associação com outros aditivos, esses ácidos são considerados tecnologias de primeira linha na tendência da retirada dos antibióticos utilizados nas rações de aves.

Ácidos orgânicos são ácidos graxos de cadeia curta, com até sete carbonos em sua constituição e, quando adicionados às dietas, refletem em benefícios no que diz respeito à digestibilidade de nutrientes, manutenção do equilíbrio entérico e controle de patógenos.

Por outro lado, o avanço tecnológico possibilitou a identificação de diversas moléculas com potencial para atingir os melhoramentos citados. Além disso, os ácidos orgânicos reduzem o pH intestinal favorecendo a secreção de enzimas digestivas e sais biliares. Do mesmo modo, a redução do pH entérico torna o meio menos favorável para o desenvolvimento de bactérias patogênicas e mais susceptível para o desenvolvimento de bactérias benéficas ao hospedeiro.

Esses ácidos ainda podem atuar diretamente nas bactérias patogênicas. Penetrando no citoplasma, eles se dissociam e liberam H+, fato que altera o pH do interior do citoplasma fazendo com que a célula gaste mais energia para controle do pH interno. Nesse ambiente, os ácidos orgânicos atuam impedindo a replicação do DNA bacteriano. Constata-se que essas duas ações inibem o crescimento bacteriano.

Acrescenta-se que outros tipos de ácidos orgânicos atuarão no epitélio intestinal, de forma a fortalecer as junções entre uma célula e outra e impedindo que patógenos penetrem na mucosa intestinal. Essa ação fará com que o processo inflamatório do epitélio seja menos intenso e com isso favoreça ao maior aproveitamento de nutrientes e manutenção da integridade da mucosa.

Dessa forma, é possível dizer que a utilização dos ácidos orgânicos possibilita a criação de um ambiente entérico mais estável, com  melhor aproveitamento de nutrientes. Esse fato reflete na melhoria dos processos digestivos, ganho de peso, conversão alimentar e, consequentemente, no melhor retorno financeiro.