Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Saúde Animal

Os impactos econômicos da Bronquite Infecciosa

Doença é considerada a de maior impacto na avicultura com prevalência média de 70% em todas as regiões avícolas do país

Os impactos econômicos da Bronquite Infecciosa

O setor avícola está em crescente avanço no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o país é o segundo maior produtor de frango. Em 2015, foram produzidas 13,1 toneladas e 39 bilhões de ovos. Em franca expansão, o segmento enfrenta um desafio, o combate da Bronquite Infecciosa(BI), considerada a doença de maior impacto para a avicultura com prevalência em mais de 85% em frangos de corte.

As perdas relacionadas a enfermidade são percebidas no bolso dos produtores. Um estudo de campo estimou que os prejuízos relacionados à BI, somente no Paraná, chegaram a 9,88 milhões de dólares em frangos de corte e mais de 1,6 milhões de dólares em galinhas reprodutoras.

A organização Mundial de Saúde Animal (OIE) mantém a Bronquite Infecciosa em sua lista de doenças de importância socioeconômica. A enfermidade afeta os sistemas respiratório e urogenital das aves, causando queda do desempenho e aumento da condenação ao abatedouro.

“Em frangos de corte, causa redução de desempenho zootécnico, aumento de condenações no abatedouro, lesões renais e mortalidade. Nas poedeiras, gera redução da produtividade e perda da qualidade de cascas dos ovos. Em galinhas reprodutoras a doença influência na qualidade e na quantidade de ovos produzidos no período de postura e piora a fertilidade reduzindo o número de pintos produzidos. As aves podem ter seu quadro agravado por infecções secundárias causadas por outros vírus ou bactérias”, explica Jorge Chacón, gerente de Serviços Veterinários da Ceva.

No Brasil, o grupo variante brasileiro BR é o mais prevalente representando 70% das detecções. As perdas econômicas causadas pela doença são observadas mesmo em aves adequadamente vacinadas com a cepa Massachusetts, devido à baixa similaridade da vacina com os vírus de campo circulando no Brasil. De acordo com estudos de proteção, a cepa Massachusetts protege apenas entre 40% e 50% contra desafios pela Bronquite Brasileira BR.

Frente aos desafios impostos pela doença, a Ceva Saúde Animal desenvolveu a Cevac IBras L, a primeira vacina viva contra a Bronquite variante brasileira (BR).

A vacina confere proteção clínica contra a variante BR e reduz a taxa de excreção viral. Além disso, pode ser aplicada desde o primeiro dia de vida. “ A Cevac IBras é eficiente frente aos desafios da BI, conferindo proteção robusta contra sinais clínicos, danos da atividade ciliar, lesões microscópicas e excreção viral. Desta forma, a vacina protege a ave e o ambiente, reduzindo a pressão de infecção na granja”, finaliza Chacón.

Sobre Ceva

A Ceva Santé Animale, 6ª empresa global de saúde animal, está focada na pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de produtos farmacêuticos e vacinas para animais de estimação, gado, suínos e aves. A empresa teve faturamento de € 856M em 2015 e emprega 4.000+ pessoas em todo o mundo. Sede localizada em Libourne, França. Website: www.ceva.com