Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

NULL

Ovo frito sem óleo

Receita simples e rápida elaborada pelo Cheff Mueller

Ovo frito sem óleo

Ingredientes:

  • Ovos;
  • Fatias de pão integral;
  • Pão tipo francês;
  • Tomate picado;
  • Requeijão cremoso;
  • Manjericão e salsa picada;
  • Palmito;
  • Queijo parmesão ralado;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo:

Como você pode conferir na lista de ingredientes para este processo nós não vamos usar óleo, vamos utilizar a própria gordura do ovo para fritar ele no forno, é super fácil e fica muito mais saudável, para isto, pré aqueça o forno, em seguida, amasse a parte central da fatia de pão integral e do pão tipo francês, corte-o ao meio e amasse também o miolo, na sequencia você recheia o pão deixando espaço suficiente para o ovo, como sugestão fizemos o ovo e também com algumas opções de recheio. Com o forno na temperatura ideal de 200 graus, você adiciona os ovos e deixa no forno por aproximadamente 10 minutos, um pouco mais ou menos dependendo do desempenho de seu forno e do seu gosto em relação ao ovo. Tenha um ótimo apetite e aproveite muito bem este lanche saudável e saboroso.

Um pouco da hisória do ovo

A criação de aves domésticas na América começou com a segunda viagem de Cristóvão Colombo ao continente em 1493. A bordo do navio estavam os primeiros galináceos, uma linhagem originária da Ásia. Assim, o ovo de galinha chegou ao Novo Mundo e anos depois passou a fazer parte da dieta dos brasileiros.

Após séculos como um dos principais alimentos da população mundial, especialistas passaram a afirmar que o ovo causava altos níveis de colesterol, fazendo com que ele fosse considerado um vilão da saúde.

Felizmente, descobriu-se que apesar de conter colesterol, uma unidade possui 178 miligramas, não é ele quem faz os níveis subirem. Isto porque o que mais colabora para a elevação das taxas são as gorduras saturadas que ao longo do tempo estimulam a síntese do LDL, o colesterol ruim, e não o colesterol presente nos alimentos.

Aliás, o ovo possui gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas que, apesar de não estarem presentes em grande quantidade no alimento, ajudam a diminuir os níveis do colesterol ruim (LDL) e a primeira ainda contribui para elevar o colesterol bom (HDL).

Benefícios do ovo

Ajuda a emagrecer: O ovo é considerado um alimento funcional, pois como é rico em proteínas que tornam a digestão mais lenta, a sensação de saciedade também é muito mais prolongada. Além disso, como este processo digestivo é mais demorado, há maior gasto energético. O ovo também proporciona a sensação de bem estar porque possui o triptofano, que é a matéria prima para a produção de serotonina responsável pelo benefício.

Bom para o cérebro: O ovo é uma das principais fontes de colina na dieta. Ela irá proporcionar uma série de benefícios para o cérebro. Isto porque a colina é necessária para a síntese de fosfolípides, componente de todas as membranas celulares, que é importante para o desenvolvimento cerebral e da memória. Outro benefício da colina é que ela é utilizada na síntese da acetilcolina, neurotransmissor que auxilia a memória e a concentração.

Previne doença de Alzheimer: O alimento ajuda na prevenção da doença de Alzheimer porque possui a colina utilizada para a síntese da acetilcolina, neurotransmissor importante para a memória e concentração. À medida que a doença de Alzheimer evolui a acetilcolina é destruída, portanto consumir a substância precursora do neurotransmissor ajuda na reposição.

Bom para gestantes: A colina presente no ovo é importante para as gestantes, pois reduz os riscos de problemas no fechamento do tubo neural do feto que é necessário para elaborar a calota craniana e a coluna vertebral do pequeno. Porém, ele não deve ser consumido cru ou com a gema mole, pois há o risco de infecções intestinais como a salmonela.

Efeito antioxidante: O ovo possui nutrientes com ação antioxidante como os carotenoides, a vitamina A e E, o ácido fólico, o zinco, o magnésio e selênio. Eles irão proteger as células das ações lesivas dos radicais livres e evitar o envelhecimento celular.

Ajuda a visão: O ovo possui as substâncias zeaxantina e luteína, carotenoides importantes porque têm efeito antioxidante e também protegem os olhos da ação da luz evitando a degeneração macular que ocorre com o passar da idade.