Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Estudo

Ovos confirmados como cruciais para desenvolvimento infantil

Nova revisão da literatura destacou papel que os ovos podem desempenhar na melhoria da ingestão de proteínas, vitaminas e minerais durante infância

Ovos confirmados como cruciais para desenvolvimento infantil

Uma nova revisão da literatura destacou o papel que os ovos podem desempenhar na melhoria da ingestão de proteínas, vitaminas e minerais durante a infância.

O relatório, da estudante de nutrição Amy Smith, analisou os estudos internacionais de intervenção e descobriu que os ovos apoiavam o desenvolvimento infantil, apesar de terem relativamente poucas calorias.

Um estudo na revista, realizado no Equador, descobriu que as crianças tinham 47% menos chances de serem raquíticas e 74% menos chances de estar abaixo do peso quando adicionaram um ovo por dia à sua dieta habitual.

Alta qualidade de proteína em ovos

Apesar de um ovo conter menos de 70 calorias, a qualidade da proteína é alta, ela disse. Isso significa que um ovo fornece todos os aminoácidos essenciais e blocos de proteína necessários para o corpo humano crescer e se desenvolver.

Smith explicou: “Os ovos têm sido utilizados repetidamente para agregar valor nutricional às nossas dietas, tanto nos países em desenvolvimento quanto no Reino Unido. A infância é uma época em que a dieta precisa ser tão rica em nutrientes quanto possível, sem fornecer excesso de calorias, gordura e açúcar, o que, especialmente em países desenvolvidos, pode aumentar o risco de obesidade.

“Alimentos como ovos, que são ricos em proteínas, vitaminas do complexo B, vitamina D e minerais, são, portanto, uma excelente escolha. Eles também têm o benefício de armazenar bem e são simples de cozinhar”.

O relatório também destacou nutrientes específicos em ovos que apoiam a saúde e o desenvolvimento ideais durante a infância, como:

1. Vitaminas B para liberação de energia

2. Vitamina D para a saúde dos ossos e função imunológica

3. Colina que é essencial para o desenvolvimento e função cognitiva normal

4. Iodo para o desenvolvimento do cérebro

Ovos são uma das melhores primeiras proteínas

Segundo a nutricionista Carrie Ruxton, os pais muitas vezes não sabem quando introduzir os ovos nas dietas das crianças. Ela disse: “O desmame pode ser um tempo confuso, dada a ampla gama de conselhos fornecidos por familiares e profissionais de saúde para que os ovos sejam esquecidos com frequência.

“No entanto, eles são um dos melhores alimentos protéicos quando seu bebê atinge seis meses. Além do rico conteúdo de nutrientes, os ovos são fáceis de digerir e rápidos de preparar. Estudos mostram que a introdução precoce de ovos ajuda os bebês a evitar certas alergias alimentares – provavelmente porque o sistema imunológico se acostuma com as diferentes proteínas.”

O relatório de Amy Smith, “O papel dos ovos no estado nutricional de crianças em países em desenvolvimento”, foi publicado na Network Health Digest.