Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Ovos enriquecidos

Ovos PUFA ganham força no mercado interno e auxiliam a desmistificar o mito do colesterol

Redação AI 17/09/2004 – Cada vez mais, ganha força o conceito de que somos o que comemos.  Vem daí a importância de prestarmos bastante atenção aos dogmas nutricionais. Com o avanço das pesquisas e novas técnicas de produção de alimentos, o que era bom pode passar a não ser tão bom assim e o que era visto como um fator de risco ao consumo humano, as pesquisas podem apontar para o caminho inverso.

Este é o caso do ovo, até hoje um mito para a nutrição humana e alvo de críticas, na maioria das vezes, baseadas em estudos já ultrapassados e desatualizados. 

E para ampliar a gama de estudos e pesquisas sobre esta importante fonte nutricional, existe uma categoria de ovos que está ganhando cada vez mais espaço no mercado interno.  São os chamados Ovos PUFA, enriquecidos com Omega 3.  Os ovos enriquecidos com esta nova tecnologia presente em países como os Estados Unidos, Canadá e Japão, passaram a ser uma alternativa alimentar de alto valor nutricional balanceado, rico em vitaminas – especialmente Vitamina E (7 vezes maior) – cálcio, ferro e fósforo e com grande quantidade de aminoácidos essenciais.

Diferentemente dos ovos de granja, dos ovos tipo caipira ou dos denominados light (menos colesterol), os ovos do tipo PUFA são enriquecidos com ácidos graxos poliinsaturados benéficos ao sistema cardiovascular e são classificados como funcionais (PUFA é a sigla acadêmico-científico para Poli Unsaturated Fatty Acid, que em português significa ácido graxo polinsaturado).

Durante muito tempo, os ovos de galinha foram considerados grandes inimigos da alimentação saudável por serem uma grande fonte de colesterol. Contudo, estudos mais recentes de especialistas em Nutrição Humana revelam que o colesterol pronto (consumido via dieta) tem uma influência de 5%, no máximo, sobre a elevação do colesterol total do organismo de pessoas saudáveis. Esta descoberta vem alterando o conceito do consumo de ovos junto à Sociedade de Cardiologia americana e vem resgatar nos ovos a característica de saudabilidade, especialmente quando estes são enriquecidos com ácidos graxos poliinsaturados, cujo consumo regular é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma alternativa natural para uma alimentação balanceada. Os consumidores podem contar com este benefício, incorporando em sua alimentação os ovos que apresentem elevados níveis de ácido graxo poliinsaturado PUFA Ômega 3 e de vitamina E, que ajudam a controlar o colesterol ruim no sangue e previnem o envelhecimento precoce, respectivamente.

Segundo aponta o médico cardiologista Ségio Puppin, em seu livro Ovo: o mito do colesterol, a administração de Ômega 3 em 2.033 pacientes, 41 dias depois de terem sofrido um infarto do miocárdio, revelou o seguinte:

– redução em 29% de mortes de todas as causas;

– redução em 33% de mortes por doenças cardiovasculares

Os ácidos Ômega 3 conferem  uma proteção de até 70% contra um primeiro infarto do miocárdio, afirma o médico cardiologista Sérgio Puppin

De acordo com ele, os Ovos PUFA protegem crianças e adultos contra infecções, vírus e bactérias.  Mães alimentadas com estes alimentos, além de se manterem protegidas, transmitem a proteção aos seus bebês, reduzindo, até mesmo, a incidência de morte súbita no berço, além de ter ação antiinflamatória, protegem contra alguns tipos de câncer, reduzem triglicerídeos; diminuem a pressão arterial, entre outros benefícios, afirma Puppin.

Os ovos são obtidos através de uma tecnologia de ponta desenvolvida no Japão e que já vem sendo implementada no Brasil pela Uniquímica, empresa produtora dentre outras atividades, de Nutrição Animal. Através de um avançado processo natural, o PUFA (substância natural presente em algas marinhas, alguns vegetais e peixes de água fria, como o salmão) é transferido para a ração das galinhas, que passam a botar ovos enriquecidos com este ácido graxo poliinsaturado. Atualmente, países como Estados Unidos e Canadá já estão implementando esta tecnologia para enriquecimento nutricional de ovos de galinha.
No Japão, o consumo de ovos enriquecidos já chega a 70% se comparados com os convencionais.

Por equilibrar o metabolismo, o PUFA pode ter efeitos cardioprotetores, isto é, que ajudam a prevenir o desenvolvimento do colesterol ruim do sangue (LDL) e melhorar o funcionamento do sistema circulatório. Os benefícios do PUFA para a saúde humana foram constatados através de estudos científicos. Pesquisadores japoneses e norte-americanos observaram que as pessoas que adotam dietas ricas em peixes, como os povos orientais e os esquimós, apresentam baixa incidência de doenças cardiovasculares.

Com base nestes resultados, os pesquisadores decidiram incorporar o PUFA aos ovos e a eficácia foi comprovada em pessoas que consumiam, em média, quatro ovos enriquecidos por dia. Além de reduzir os níveis de triglicérides no sangue, o PUFA também inibiu o aumento do nível do colesterol ruim (LDL), ao mesmo tempo que reduziu o nível de pressão sangüínea.

Outra vantagem dos ovos enriquecidos é o elevado nível de vitamina E presente (sete vezes maior do que num ovo convencional). Também conhecido como Tocoferol, este poderoso antioxidante retarda os efeitos do envelhecimento precoce, provocado por radicais livres, como poluição, fumo e raios ultravioleta, entre outros.

Dados experimentais indicam que o consumo diário de dois destes ovos, em conjunto com a dieta habitual e por um período de três semanas, produz um decréscimo significativo dos triglicerídeos plasmáticos, do colesterol plasmático total, do colesterol-LDL e um aumento, também significativo, do colesterol-HDL. Do mesmo modo, o consumo de dois ovos enriquecidos ao dia, durante um período de seis semanas, aumenta consideravelmente o conteúdo de LNA e DHA no leite de mães de leite. O consumo de ovos enriquecidos pode reverter a associação negativa ovo-colesterol, que tem conduzido a uma verdadeira “fobia” ao consumo de ovos por parte dos consumidores que desconhecem o potencial negativo destes alimentos. Estima-se que o efeito da dieta nos níveis de colesterol sanguíneo de um indivíduo, não é superior a 20% do colesterol total circulante, já que 80% é determinado geneticamente.

Mas o que é PUFA?

PUFA é a sigla de Poly Insaturated Fatty Acid do tipo Ômega 3 ou seja, ácido graxo poliinsaturado. Um ingrediente extraído de vegetais, algas marinhas e alguns peixes de água fria.

Consumidos largamente pelos Esquimós através dos peixes, tendo como beneficio o trabalho nos níveis de colesterol do fígado e do sangue, além de protegê-los contra doenças coronárias e doenças inflamatórias como psoríases e artrites reumáticas. Existem basicamente três Ácidos graxos (PUFA) Ômega-3. Um, o Ácido alfa linolênico, é encontrado em folhas de muitas plantas e sementes de vegetais como o linho e a colza.

Os outros dois, o Ácido Eicosapentaenóico, são encontrados em óleos de peixes e podem também ser sintetizados pelo homem e pelos animais através da dessaturação e alongamento da cadeia do Ácido alfa linolênico. Estes ácidos poderão ser incorporados nas carnes de frango e suínos e nos ovos, através do fornecimento deles nas rações destes animais, e com isto os consumidores poderão contar com mais estas fontes de Ácidos Graxos(PUFA) Ômega-3 para ajudar a preservar a saúde.