Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Internacional

Países Baixos querem ampliar negócios com o Paraná

Os representantes do governo holandês receberam informações sobre o cooperativismo paranaense. O

Países Baixos querem ampliar negócios com o Paraná

Representantes dos Países Baixos (Holanda) visitaram, na manhã desta segunda-feira (27/05), a sede do Sistema Ocepar, em Curitiba. O grupo reuniu-se com o presidente da entidade, José Roberto Ricken, e os secretários estaduais da Agricultura, Norberto Ortigara, e Infraestrutura, Sandro Alex. Também participaram do encontro os superintendentes da Ocepar e da Fecoopar, respectivamente, Robson Mafioletti e Nelson Costa, além de técnicos da entidade. Bert Rikken, conselheiro agrícola da Embaixada do Reino dos Países Baixos, Richard Posma, chefe do escritório de suporte a negócios dos Países Baixos, e Frederica Heering, assistente agrícola do Consulado Geral dos Países Baixos, estão em missão de prospecção de novos negócios com o Paraná.

Os representantes do governo holandês receberam informações sobre o cooperativismo paranaense. O secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Norberto Ortigara, fez uma explanação sobre o potencial agrícola do estado e Sandro Alex, secretário de Infraestrutura, explicou sobre os investimentos previstos para a melhoria da logística viária e portuária paranaense. Os técnicos da Ocepar informaram em detalhes os indicadores do cooperativismo e os principais produtos das cooperativas do Paraná.

No fim de 2018, o conselheiro agrícola Bert Rikken visitou a região dos Campos Gerais, conhecendo as experiências das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, fundadas por pioneiros holandeses. Segundo ele, houve interesse em iniciar parcerias para o desenvolvimento do sistema agropecuário e logístico da região. De acordo com os representantes holandeses, os Países Baixos podem oferecer parcerias nas áreas de planejamento, gestão, desenvolvimento da cadeia fria, conhecimento, tecnologia e inovação. O governo holandês está em contato com uma empresa de consultoria especializada em agro-logística para orientar os primeiros passos que deverão ser dados na cooperação bilateral com o Paraná.