Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Palmas realiza dia técnico sobre avicultura caipira

O evento encerrou a da 4ª edição da programação do Agosto Verde

Palmas realiza dia técnico sobre avicultura caipira

Na sexta-feira (31), durante o encerramento da 4ª edição da programação do Agosto Verde, foi realizado o Dia Técnico sobre Avicultura Caipira. O evento contou com a presença de produtores rurais, técnicos do Ruraltins, da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), empresários do ramo de rações, e acadêmicos do curso de medicina veterinária do Ceulp/Ulbra.

A pesquisadora da UFT, Kênia Ferreira  Rodrigues, que ministra Avicultura na academia, falou sobre a produção agroecológica de carne e ovos caipiras. “A criação agroecológica requer cuidados com o manejo, para que eles tenham uma ave de qualidade para oferecer ao consumidor”, acrescentando também é preciso ter um padrão ecológico, como tipo de ave, linhagem, raça, custo de produção  e os principais desafios.

O presidente da Associação  de produtores rurais da Vila Agrotins, Wilson Gomes da Silva, resolveu participar para levar conhecimento aos colegas da vila. “A gente veio  buscar o  conhecimento, ouvindo os técnicos, para que possamos  incentivar os nossos colegas da vila  a criar a ave caipira, pois é um bom negócio”, disse.

A professora  do curso de medicina veterinária da Ulbra, Ana Luiza Guimarães, levou vários alunos da Universidade, para conhecer na prática  um dia de campo, como forma de estreitar laços entre a academia e o meio rural. “Aqui eles vão identificar  o processo de produção de aves no sistema caipira, com várias linhagens de aves, onde eles possam levar várias informações para o homem do campo”, disse.

Experiência vivida pelo  acadêmico do 9º período de medicina Veterinária da Ulbra,  Nilson Raimundo,  que aproveitou para assistir o painel sobre Produção de Rações de Qualidade com Baixo Custo, com  o Zootecnista da Ruraltins, Hélio de Souza, e o médico veterinário da Seder,  Claudio Sayão Lobato. “Na faculdade aprendemos  a parte teórica, e aqui  estamos vendo o lado prático do produtor, que é muito  importante para nós que já estamos próximos de entrar para o mercado de trabalho”, pontuou.

Outro painel bastante visitado foi sobre Controle sanitário: “Cuidar para lucrar”, apresentado pela médica veterinária, Leila Damascena Pessoa. A  acadêmica de do 6º período do curso de medicina veterinária da Ulbra, Ramária de Paula, que  está cursando a disciplina Patologia Veterinária, analisou o painel como bastante produtivo. “É  bastante interessante pois é  a  primeira vez que conheço a  criação de aves caipiras diretamente no campo,  pois sempre tenho mais contato com cães na faculdade, e aqui estamos vendo sobre a patologia das aves”, acrescentando que o contato com o produtor rural é muito bom para conhecer a prática e prepará-la para o mercado de trabalho.

O anfitrião da casa e  criador de frango caipira, Jailson Bezerra Nascimento, já atua há um ano e meio na atividade de frango caipira de corte e garante que o segmento é um bom negócio. “É um negócio rentável sim. Nosso objetivo é trabalhar em outras escalas também como produção de pintinhos, ovos, e postura”, acrescentando que a propriedade tem um bom plantel.  “Nós começamos com uma escala de 300 aves/mês e chegamos a um ciclo de produção de 900 frangos, mas já estamos trabalhando para dobrar a produção”, disse.

O secretário da Seder, Roberto Sahium, fez uma avaliação das ações do  Programa  Agosto Verde. “Nosso foco é a tecnologia solidária, e o dia de campo teve uma repercussão muito boa, pois o objetivo é avivar na memória as tecnologias que foram apresentadas na Agrotins, para que agora no período chuvoso época de plantio, os produtores comecem com seus projetos produtivos”, disse.