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América Latina

Pandemia gera falta de asas e tiras de frango no México e no mundo

O preço do frango no mundo aumentou devido à alta demanda, mas também devido ao aumento do preço do milho e da soja

Pandemia gera falta de asas e tiras de frango no México e no mundo

A pandemia obrigou grande parte da população mundial a ficar mais tempo em suas casas e, assim, modificar suas tendências de consumo, com as quais as asas e barris de frango tornaram-se protagonistas do cardápio, mas sua alta demanda gerou escassez desses pedaços de frango no México e no mundo.

O presidente da União Nacional dos Avicultores (UNA) , Juan Manuel Gutiérrez, disse em entrevista à Forbes México que os consumidores o veem como uma excelente alternativa ao lanche para suas casas.

“ O que se tem visto mais escassez é, em termos gerais, asas e dedos de frango , frango que eles chamam , que está praticamente esgotado no mercado internacional, ou seja, principalmente nos Estados Unidos e, obviamente, no México mais “, garantiu.

Nesse sentido, o representante do setor comentou que também notaram um aumento na demanda por peças mais baratas, como a coxa ou a perna, o que gerou um aumento no preço acima do normal.

Juan Manuel Gutiérrez garantiu que tem sido um ano atípico, já que no início da pandemia foi a parte mais difícil para o setor, devido ao fechamento de hotéis e restaurantes, setor que representa um terço de todo o mercado, embora esta situação é corrigida no final de 2021.

No caso dos ovos, embora a princípio tivesse uma procura muito elevada e ocorressem compras de pânico, com falta de algumas semanas, depois o mercado do país normalizou.

Segundo dados da UNA, em 2020 foram produzidas 3.550.000 toneladas de carne de frango, com crescimento de 1,5% em relação a 2019; As entidades do país com maior produção foram Veracruz, Aguascalientes, Querétaro, La Laguna (Coahuila e Durango), Jalisco, Puebla, Chiapas, Guanajuato, Yucatán, Sinaloa, Estado do México, Nuevo León, San Luis Potosí, Morelos, Hidalgo e Nayarit.

Enquanto isso, a comercialização de frango na República Mexicana era composta por 37% de frango vivo, churrasqueira, 37%; mercado público, 9%; supermercado, 3%; peças, 11%, e produtos de valor agregado, 3%, com consumo per capita próximo a 34 quilos.

O presidente da entidade explicou que o país é um grande consumidor de perna e coxa, mesmo as importações são principalmente dessas peças dos Estados Unidos, onde se consome principalmente peito.

“Nos Estados Unidos, a perna e a coxa também foram mais demandadas, porque o preço do tradicional subiu um pouco mais, o que mais se viu em falta, é em termos gerais são as asas de frango e os dedos, que está praticamente fora de abastecimento do mercado internacional, ou seja, nos Estados Unidos principalmente, no México mais, os pedaços de frango um pouco mais baratos são os que têm sido mais procurados ”.

Aumento dos grãos também eleva preços

Segundo o presidente da UNA, o aumento dos preços do frango e do ovo decorre principalmente dos insumos , já que o milho e a soja são 75% do insumo necessário para a alimentação dos animais e seu preço disparou. Com aumentos entre 60 e 100% no futuro preços.

Isso se deve às compras muito fortes da China dos Estados Unidos, que afetaram os estoques e elevaram praticamente todos os preços das proteínas animais no México e no mundo.

Além disso, disse Gutiérrez, também houve aumentos muito fortes em energia, como petróleo e gás natural; mesmo assim, ele destacou que frango e ovos têm sido os produtos que continuam mais acessíveis à população em relação aos demais.

 Até o final de 2021, a UNA estima que a produção nacional de aves crescerá 3,2% em relação a 2020, com uma produção total de 6,4 milhões de toneladas; No caso do frango, eles projetam um crescimento de 3,5% neste ano, para fechar com uma produção de 3,5 milhões de toneladas.

Já para a produção de ovos no México, estima-se um crescimento de 3%, que chegaria a 2,9 milhões de toneladas.

“É uma indústria que cresce ano após ano, nos últimos 10 a 15 anos, temos taxas de crescimento superiores a 2,8%. Somos uma indústria que está realmente em sintonia com o crescimento populacional com o crescimento da demanda e ainda estamos procurando uma maneira de crescer acima.

Gutiérrez disse que um dos desafios é levar o consumo per capita atual de 34 quilos para 40 quilos.