Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Papel fundamental

Com o tema Laboratório 21: uma área chave para a cadeia produtiva, o Sapia inicia suas atividades em 2002, registrando recorde no número de participantes.

Da Redação 29/04/2002 – Oficialmente criado em 2000, o Sistema de Aperfeiçoamento da Indústria de Alimentação (Sapia) chega ao seu segundo ano de existência, colecionando bons resultados. Quando se propôs a promover a atualização e aprimoramento dos profissionais do segmento de alimentação animal, o Sapia deu um tiro certeiro. Carente de iniciativas como esta e consciente de que com a globalização da economia torna-se fundamental o aperfeiçoamento de seus profissionais, o setor logo percebeu a importância do trabalho proposto pelo sistema.

Hoje, mais do que nunca a rentabilidade das empresas depende de mão-de-obra qualificada, apta a enfrentar os progressivos níveis de competição no mercado. Assim, a adesão ao projeto tem sido crescente. No ano de seu lançamento o Sapia contava com 35 empresas do mercado, entre fornecedores de premix e outros insumos, agroindústrias, cooperativas e integrações. Hoje já são 150 empresas, totalizando cerca de 600 profissionais envolvidos, o que corresponde a 95% do market share do setor.

Com o tema Laboratório 21: uma área chave para a cadeia produtiva, o Sapia iniciou suas atividades neste ano, registrando recorde número de participantes. O evento, realizado de 9 a 11 de abril na cidade de Paulínia (SP), reuniu 62 profissionais de 38 empresas, entre gerentes, nutricionistas e coordenadores de laboratório. “O enfoque dos módulos são programados de acordo com as necessidades dos profissionais do setor”, explica Francisco Navas Filho, coordenador do Sapia. “O tema laboratório há muito tempo vem sendo solicitado, não apenas em função do papel e responsabilidade que detém dentro de nossa atividade como também por ser uma área que exige constante atualização”.

Técnicas e tecnologias – Nove palestras compuseram o programa técnico, que abordou o desenvolvimento sistêmico de um laboratório desde sua abordagem estratégica até o gerenciamento técnico e pessoal. Para tanto, foram enfocados nas palestras aspectos como estratégia, idealização, concretização, funcionamento, gerenciamento e serviço. “O módulo foi muito bem construído, pois não tratou apenas da análise em si e sim dos vários aspectos que permeiam o dia-a-dia de um laboratório”, comenta Maria Helena de Oliveira, gerente de laboratório da Cooperativa dos Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé). “Logicamente essa experiência acabará refletindo na qualidade do serviço das empresas”, completa. Todas as palestras foram ministradas por especialistas do setor.

Marca registrada dos eventos Sapia, a troca de experiências entre os profissionais participantes foi a tônica do evento. Além das palestras, o módulo também contou com dinâmicas, trabalhos em grupo e debates. No último dia do módulo, como atividade opcional, os participantes puderam conhecer os laboratórios da Rhodia e o Centro de Pesquisa Nutricional da Adisseo, localizados no Centro de Pesquisa de Paulínia (SP).

Para este ano, o Sapia está programando a realização de outros três módulos: Compras e Compradores, que acontece ainda no primeiro semestre e Equipamentos e Qualidade na interface produção- clientes, programados para o segundo semestre do ano. As datas e os locais ainda serão definidos pelos coordenadores do evento.