Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Artigo

Para controlar a praga Nº1 da Avicultura, existe uma opção eficaz: INSETICIDA PÓ

Os cascudinhos são insetos que habitam as instalações avícolas

Para controlar a praga Nº1 da Avicultura, existe uma opção eficaz:  INSETICIDA PÓ

Os cascudinhos são insetos que habitam as instalações avícolas E possuem diferentes etapas em sua vida:

fig1

Na produção avícola, durante o tempo em que as aves estão alojadas, o ciclo biológico é intensificado pelo fato de ter aquecimento e alimento nos aviários. O ciclo de vida é dependente de temperatura e umidade.

Os ovos dos insetos são muito pequenos e de difícil visualização no ambiente e na cama. As larvas recém-nascidas têm aproximadamente 1,5 mm de comprimento e coloração branca, elas se desenvolvem em 18,6 dias com de temperatura de 31ºC passando por oito estágios larvais. As larvas de último instar (estágio) possuem corpo alongado de cor marrom e são encontradas na base de comedouros, as pupas possuem coloração amarela pálida e ficam escondidas no chão batido, basta escavar alguns centímetros na base do comedouro, que poderão ser encontradas.

O cascudinho encontra excelentes condições de desenvolvimento em aviários de frangos de corte, devido a temperatura nos galpões variar entre 24ºC e 32ºC. Os pintinhos podem ficar acometidos por doenças transmitidas pelo consumo das larvas e adultos, devido a constante procura destas aves pelos cascudinhos no hábito de ciscar.  Alguns pesquisadores coletaram cascudinhos em aviários e mais de 1000 cascudinhos adultos foram analisados, identificando que há a presença de microrganismos que podem causar doenças graves para as aves e podem também trazer problemas para os abatedouros. Isso justifica a necessidade de utilização de produtos que auxiliem no controle dessa importante praga da avicultura.

A aplicação do INSETICIDA PÓ deve ser realizada para minimizar os prejuízos causados pela transmissão de doenças realizadas pelo cascudinho. Durante o intervalo sanitário existe uma série de tarefas que devem ser feitas na granja para recebimento de um novo lote de pintinhos. Para o bom controle do cascudinho, é importante que todas as tarefas tenham sido realizadas na sua totalidade para que o inseticida pó seja aplicado como penúltima tarefa no pré-alojamento.

Veja um exemplo: alojaremos um lote na quinta-feira, na quarta-feira deve ser feito o pré-aquecimento, na terça-feira deve ser realizada a baixa dos equipamentos e o arraçoamento de papel e comedouros, na segunda-feira à tarde deve se realizado o controle. O inseticida pó deve ser aplicado com a instalação fechada e a cama deve estar sem obstáculos.  A quantidade aplicada deve seguir a orientação técnica e a bula do produto. Muito importante recordar que só podem ser utilizados em instalações avícolas produtos com registro no Ministério da Agricultura e os recomendados pela equipe técnica da empresa.

A correta aplicação do produto em pó é realizada com um atomizador costal. Não há necessidade de acelerar muito a máquina,  basta dar a rotação suficiente para que o produto atinja exclusivamente a cama em toda sua extensão, pois que o inseticida pó permanecerá agindo contra o cascudinho pelo período de 14 dias aproximadamente.