Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Colômbia

Para manter o status sanitário em San Andrés, ICA inspeciona materiais vegetais e animais que entram no arquipélago

Em 2018, em San Andrés, o ICA realizou a inspeção de 383 vôos internacionais

Para manter o status sanitário em San Andrés, ICA inspeciona materiais vegetais e animais que entram no arquipélago

A fim de impedir a introdução, disseminação e estabelecimento de pragas de interesse de quarentena e doenças de controle oficial no Departamento Insular, o Instituto Agrícola da Colômbia, ICA, realiza a inspeção e o registro de bagagem de os vôos internacionais que chegaram ao Aeroporto Internacional Gustavo Rojas Pinilla de San Andrés.

 A inspeção internacional de bagagem busca realizar um controle efetivo da chegada de produtos agrícolas sem documentação e dos animais e seus produtos que entram no arquipélago, para verificar se estão em conformidade com os regulamentos estabelecidos na Resolução ICA 1558 de 2010, por meio dos quais são estabelecidos os requisitos para importação e exportação de vegetais, produtos vegetais, artigos regulamentados, animais e seus produtos.

 O dia foi liderado pelo oficial da ICA em San Andres, Arturo Gordon Britton, que afirmou que essas inspeções são essenciais para proteger e manter o status sanitário do departamento e, adicionalmente, a ACI atende permanentemente aos usuários, para emitir Licenças ou documentos Fito e Zoossanitários necessários para a importação e exportação de produtos agrícolas.

 Da mesma forma, o funcionário indicou que a certificação sanitária para exportação de animais, seus produtos, suprimentos de animais e outros produtos regulamentados pela ACI, de acordo com a exigência do país de destino, pode exigir o Certificado de Inspeção Sanitária, CIS e o Certificado de Saúde Animal CZE para Exportação, que é concedido pela Entidade após verificação do cumprimento dos requisitos, após revisão da documentação e inspeção física das mercadorias.

 Da mesma forma, Britton disse que qualquer pessoa física ou jurídica que deseje importar plantas, produtos vegetais e outros artigos regulamentados para a Colômbia deve solicitar o Documento de Requisitos Fitossanitários para Importação, DRFI e, se necessário, a solicitação de inspeção e expedição. do Certificado Fitossanitário para Nacionalização, CFN.

 “As ações de controle implementadas pela ACI permitem validar que os produtos que entram nas ilhas cumprem os requisitos fitossanitários e de saúde animal, essenciais para garantir a saúde na produção da região”, disse Martie Aicardo Stephens , gerente seccional (e) da ACI em San Andrés, Providencia e Santa Catalina.

 Dados

  •  O Certificado Zoosanitário de Exportação, CZE, é concedido com uma única validade de 90 dias a partir da data de emissão.
  • O Documento de Requisitos Fitossanitários para Importação, DRFI, é intransferível, válido para uma única remessa e válido por noventa (90) dias corridos, contados a partir da data de emissão ou aprovação.
  • A data efetiva do DRFI pode ser prorrogada apenas uma vez, desde que a solicitação de extensão seja feita por meio do aplicativo SISPAP e dentro do período de validade; para o qual será emitido um novo documento que concede uma data de validade de noventa (90) dias corridos, contados a partir da data de emissão.