Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Tecnologia

Para manter produção livre de doenças, avicultor usa laser que afasta aves selvagens

Produtor construiu uma torre improvisada de caixotes, com uma "arma" de laser giratória totalmente automática que dispara raios de luz verde

Para manter produção livre de doenças, avicultor usa laser que afasta aves selvagens

: Laser automatizado é um método inovador de repelir pássaros indesejáveis sem causar danos às aves selvagens, ao plantel ou ao ambiente.Para proteger sua produção de galinhas caipiras criadas soltas de doenças sanitárias, um produtor de East Sussex, no Reino Unido, encontrou na tecnologia uma ferramenta de proteção para seu plantel de 4.500 animais, contra a presença de aves migratórias que possam oferecer risco sanitário a produção.

De acordo com informações da revista Poultry World, solução que Daniël Hoeberichts e sua esposa Karen descobriram bem que poderia ter surgido de uma combinação de filmes de Star Trek e Mad Max.  No meio do pomar, o casal construiu uma torre improvisada de caixotes, com uma “arma” de laser giratória totalmente automática em c Daniël Hoeberichts e sua esposa Karen ima dela disparando raios de luz verde, para assustar as aves migratórias.  

Segundo os desenvolvedores do laser, o princípio de repelir aves com um feixe de laser é inspirado pela natureza. Os pássaros pensam que o feixe de laser de aproximação é um objeto físico, assim eles entram em modo de sobrevivência e se afastam.  O laser automatizado é um método inovador para repelir pássaros, sem causar danos às aves selvagens, as galinhas e o ambiente. O sistema foi desenvolvido pela empresa holandesa Bird Control Group, em cooperação com a Universidade Técnica de Delft, na Holanda. Com informações Poultry World adaptado por Avicultura Industrial.