Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Importação

Paranaguá recebe primeira importação de soja em 10 anos

Navio com 30,5 mil toneladas de soja produzida nos Estados Unidos chegou nesta sexta-feira ao porto de Paranaguá (PR)

Paranaguá recebe primeira importação de soja em 10 anos

Um navio com 30,5 mil toneladas de soja produzida nos Estados Unidos chegou nesta sexta-feira (27) à área do porto de Paranaguá (PR), de acordo com sistemas de monitoramento de embarcações, marcando a iminente entrega de uma rara compra feita na América do Norte em meio à oferta reduzida.

Neste ano, o Brasil vendeu grandes volumes de soja para a China, maior importadora global da oleaginosa, o que fez com que sobrasse pouco para o consumo doméstico. A situação resultou em um valor recorde em reais da matéria-prima para a ração, ajudando a impulsionar a inflação dos alimentos no país.

A autoridade portuária disse que o navio Discoverer, que já se encontra ao largo do porto, trará a primeira carga de soja importada via Paranaguá em pelo menos uma década.

A embarcação deve atracar entre 7 e 15 de dezembro e será inspecionada antes de descarregar a um ritmo de 6 mil toneladas por dia. 

O Discoverer foi afretado pela Louis Dreyfus, segundo dados de agências marítimas. Sua chegada representa uma mudança de paradigma para o Brasil, o maior produtor e exportador global de soja.