Feira

Parceria entre AveSui e EuroTier resultará na maior feira de proteína animal da América Latina

Resultado da parceria entre Gessulli Agribusiness e DLG, o evento acontece entre os dias 23 e 25 de julho em Medianeira (PR), no oeste paraense, principal polo produtor de proteína animal do País.

AveSui 2019Uma parceria entre a Gessulli Agribusiness, realizadora da AveSui América Latina, e a DLG (Deutsche Landwirtschafts Gesellschaft – Sociedade Agrícola Alemão), organizadora da EuroTier, vai levar até o oeste do Paraná a maior feira de aves, suínos, peixes e leite da América Latina. A iniciativa em conjunto se deve à expertise de ambas as instituições na organização de eventos do agronegócio. A Gessulli Agribusiness, empresa responsável pela centenária revista Avicultura Industrial, organiza a feira AveSui há 18 anos. Já a DLG, organiza a EuroTier desde 1993, a cada dois anos, no Parque de Exposições de Hannover, na Alemanha. A AveSui EuroTier South America acontecerá em Medianeira (PR), a 40 minutos de Foz do Iguaçu, de 23 a 25 de julho de 2019.

A união entre a Gessulli Agribusiness e a DLG nesta empreitada atende ao objetivo de ambas em ampliar o ambiente de negócios para produtores, agroindústrias e empresas expositoras. No ano passado, a Gessulli Agribusiness já deu um passo importante nessa direção ao levar a AveSui para o principal centro produtivo de proteínas do país. O oeste paranaense, principalmente por meio das cooperativas, desenvolveu uma intensa e pujante produção de aves, suínos, peixes e leite, além de o Paraná ser um dos maiores produtores nacionais de grãos, como milho e soja. Nesse cenário, a identificação de uma forte sinergia entre a Gessulli Agribusiness e a DLG foram fundamentais para o fechamento dessa aliança na organização da feira em 2019.

Ganhos em tecnologia e inovação

O encurtamento das distâncias não apenas físicas, mas tecnológicas, é um dos maiores frutos que a parceria entre a AveSui e a Eurotier pode render. “Vamos encurtar a distância entre os produtores latino-americanos e as tecnologias existentes na Europa e no mundo. Será um imenso ganho para esse cinturão produtivo composto não somente pelo oeste do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, mas também pela Argentina, Paraguai e Uruguai”, ressalta Andrea Gessulli, diretora da Gessulli Agribusiness.

O agronegócio brasileiro responde por aproximadamente 25% do PIB nacional, sendo responsável nos últimos anos pelo superávit da balança comercial do País. A alta competitividade da produção se deve a constante incorporação de tecnologias, muitas das quais apresentadas pela primeira vez em eventos como a AveSui Eurotier South America. Ao longo de sua história, a AveSui sempre foi o ponto de encontro de todo o setor produtivo, sendo palco para o lançamento de inovações, joint ventures, novas parcerias e também para discussões de temas centrais como bem-estar animal, sanidade e transformações de mercado. A Europa é responsável por muitas dessas tecnologias e também por apontar tendências de consumo e produção. Segundo Andrea Gessulli, ao unir essas duas vertentes num único evento, se reduz a distância entre produtores e inovações tecnológicas, entre o Brasil, um dos principais mercados produtores de proteína do mundo, e as empresas interessadas em atuar por aqui. “A AveSui Eurotier South America trará uma nova dinâmica ao acelerar a possibilidade de contatos, lançamento de inovações e debates dos temas-chave para o avanço da cadeia produtiva de proteína animal de toda a América Latina”, enfatiza Andrea.

Jens Kremer, da DLG, afirma que espera um enorme sucesso da parceria com a Gessulli Agribusiness, promotora da AveSui. “Queria convidar toda indústria da América Latina para esse networking e para desenvolvermos essa exposição juntos, para que ela seja a mais importante exposição do continente. Nós vivenciamos o agronegócio, assim como a Gessulli. É a nossa vida. Por isso, estamos muito satisfeitos com essa parceria. Acredito que isso irá nos diferenciar das outras feiras”, diz Kremer.