Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Índice

Pecuária segue impulsionando IPPA/CEPEA

O IPPA-Pecuária/Cepea, por sua vez, foi influenciado pelo boi gordo, pelos suínos e pelos ovos.

Pecuária segue impulsionando IPPA/CEPEA

De acordo com os dados divulgados na última sexta-feira (10/01), pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), em dezembro, o Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA/Cepea) teve alta real de 2,7% em relação ao mês anterior.

O principal impulso para esse resultado continuou vindo da pecuária (IPPA-Pecuária/Cepea), que tem alto peso no índice geral e registrou elevação mensal de 3,5%. O IPPA-Pecuária/Cepea, por sua vez, foi influenciado pelo boi gordo, pelos suínos e pelos ovos.

No caso do IPPA-Hortifrutícolas/Cepea, a valorização da banana resultou em aumento de 16% do Índice em dezembro. Já o IPPA-Grãos/Cepea manteve-se praticamente estável, com apenas leve crescimento de 0,2%.

Segundo pesquisadores do Cepea, a estabilidade desse índice decorre, principalmente, da combinação de maiores preços para o milho e para o algodão, mas menores valores para a soja. Apesar do crescimento no mês, o IPPA-Cepea ficou estável na comparação entre 2018 e 2019