Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Rabobank

Perspectivas do mercado global de aves são positivas para 2019

Segundo o relatório divulgado pelo Rabobank a demanda global por carne de aves deverá crescer entre 2% e 3% este ano

Perspectivas do mercado global de aves são positivas para 2019

De acordo com o último relatório do Rabobank, as condições de mercado devem melhorar gradualmente, ainda que com volatilidade contínua. Durante o ano de 2018 o mercado global de aves passou por um dos períodos mais voláteis em muitos anos. Os volumes de comércio atingiram níveis recordes de 6,4 milhões de toneladas no segundo semestre enquanto a demanda caiu por causa de uma desaceleração geral do mercado e restrições ao acesso aos mercados internacionais após restrições comerciais. Isso resultou em um período de queda nos preços das aves entre o primeiro e o quarto trimestre de 2018.

Segundo o relatório diversos fatores causaram esta volatilidade no mercado. Diversos principais fluxos de comércio global foram afetados por restrições. O mais óbvio foi o fluxo de importação da Arábia Saudita, à medida que novos padrões Halal foram implementados. Isso afetou fortemente o mercado mundial de aves inteiras, já que a Arábia Saudita é o destino principal. A outra mudança importante foi a remoção de 20 plantas de exportação brasileiras das listas aprovadas pela UE, depois que o Brasil descobriu que havia uma legislação de importação da UE violada; As tarifas de 25% da China sobre a soja dos EUA afetaram o comércio global, já que a soja é um importante insumo para a avicultura; O mercado mundial de aves ainda é afetado por restrições relacionadas à Influenza Aviária, como o comércio entre a China e os EUA, e as importações da África do Sul e da EU; Novos concorrentes no mercado como a Ucrânia e a Rússia.

Apesar de todos esses desafios enfrentados em 2018, o Rabobank estima melhora em 2019. Ainda de acordo com o relatório os próximos meses ainda oferecerão desafios, uma vez que o comércio global é geralmente lento no primeiro trimestre, mas, em 2019, as condições de mercado devem melhorar gradualmente, ainda que com volatilidade contínua.

A demanda global por carne de aves deverá crescer entre 2% e 3% este ano, com a China deverá ser mais otimista (cerca de 5%) do que nos últimos anos devido à utilização de aves como substituto da carne suína. O recente caso de alimentos congelados sendo contaminados com ASF provavelmente adicionará mais peso a essa tendência na carne processada. O abandono da carne de porco beneficiará os frangos brancos, bem como frango e pato amarelo (geralmente preferido) e carne bovina.

O crescimento da demanda chinesa de aves desafiará a posição de oferta, uma vez que a disponibilidade de estoques de reprodutores está atualmente limitada na China, como resultado de anos de importações de ações de avós muito baixas. Isso mudou no quarto trimestre de 2018, quando a Polônia foi reaberta após uma proibição por causa da gripe aviária. Os atuais níveis de importação de estoques de avós apoiarão os aumentos de produção no final deste ano e especialmente no próximo ano. A oferta, no entanto, será apertada durante a maior parte do ano, o que significa altos preços de frangos de corte e uma pressão por mais importações.

Brasil: ainda é cedo para dizer que 2019 será menos desafiador do que 2018

Na análise especifica sobre o Brasil, o relatório aponta que o cenário deve melhorar, porém ainda é cedo para afirmar que será um ano menos desafiador. Conforme mostra o documentos, depois de um já difícil 2018, as exportações brasileiras iniciaram 2019 com desafios significativos. Em janeiro, a Arábia Saudita reduziu o número de plantas certificadas com permissão para exportar aves, de 30 unidades que estavam exportando efetivamente em 2018, para 25 unidades. Além disso, as restrições impostas durante 2018 para apenas 12 plantas de frango brasileiras para exportar para a UE ainda estão em vigor e estão impactando negativamente as exportações.

Um resultado relativamente positivo no comércio foi anunciado recentemente. Após meses de negociações, a China isentou 14 empresas brasileiras exportadoras de frango das tarifas anti-dumping impostas, incluindo todas as grandes empresas. No entanto, o acordo exige que essas empresas comercializem a um preço mínimo não inferior ao acordado. Com estes desafios, as exportações de frango caíram 17% em janeiro, mas os números preliminares mostram algumas melhorias em fevereiro.

No mercado doméstico, espera-se uma recuperação mais rápida no consumo durante o ano, devido à melhoria do cenário econômico, que por sua vez poderia levar o consumo de proteína animal para níveis pré-crise. Além disso, o Rabobank espera maior disponibilidade de milho no mercado local devido ao aumento esperado na área de plantio e produção durante a safra de inverno, em comparação ao ano passado. Vale ressaltar, no entanto, que as condições climáticas nas próximas semanas serão decisivas para confirmar os rendimentos estimados de milho.

Em suma, mesmo considerando os desafios no mercado internacional, a probabilidade de redução dos custos de alimentação, aliada ao maior consumo local, deve beneficiar a indústria local. No entanto, ainda é cedo para dizer que 2019 será menos desafiador do que 2018.