Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Perspectivas

Perspectivas para o mercado global avícola em 2020 são positivas, afirma Rabobank

Um dos principais impulsionadores da recuperação gradual será a força contínua nos fluxos comerciais para a Ásia

Perspectivas para o mercado global avícola em 2020 são positivas, afirma Rabobank

De acordo com o último relatório divulgado pelo Rabobank, as perspectivas para a avicultura em 2020 são um pouco mais positivas do que em 2019, quando os mercados sofreram um excesso de oferta relativa.

Segundo o relatório um dos principais impulsionadores da recuperação gradual será a força contínua nos fluxos comerciais para a Ásia, a fim de abastecer mercados afetados pela peste suína africana, como China, Vietnã, Coréia do Sul e Filipinas. De acordo com o banco esses fluxos comerciais serão positivos para os preços da carne, embora estejam sujeitos a crescente volatilidade.

Os melhores preços da carne bovina (o principal substituto das aves), os preços médios globais estáveis ??dos alimentos para animais e uma oferta mais equilibrada também apoiarão a recuperação gradual. A desvantagem é que os mercados globais de aves inteiras e de peito de frango permanecerão pressionados e terão preços limitados.

China e México serão os principais compradores

De acordo com análise feita pelo banco, em 2020 a China e o México serão os mercados a serem mais explorados. A China deverá sofrer escassez de proteína nos próximos quatro a cinco anos devido a Peste Suína Africana, já o México terá a oferta reduzida devido aos casos de Influenza Aviária em 2019.

Custos de produção devem ser maiores no Brasil

De acordo com o relatório, as projeções para os custos de produção no Brasil, mostram que produção brasileira de grãos em 2020 deve ser semelhante ao da temporada anterior, mesmo com ligeira expansão da área plantada. Desta forma o banco avalia que os custos na produção avícola brasileira apresentem um ligeiro aumento em 2020