Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

America Latina

Peru fecha suas fronteiras às exportações de aves do Chile

Decisão foi tomada após o Chile notificar surto de Influenza Aviária

Peru fecha suas fronteiras às exportações de aves do Chile

O Ministério da Agricultura e Irrigação do Perú (Minagri) informou por meio de nota que as importações de produtos e subprodutos aviários do Chile foram interrompidas para proteger a condição do Peru como um país livre da gripe aviária.

A decisão foi tomada após a confirmação da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) do relatório do Serviço Agrícola e Pecuário (SAG) do Chile, sobre o foco da doença detectada em uma fábrica de engorda de perus na comuna Los Nogales de Valparaíso.

O Minagri afirma que o Serviço Nacional de Saúde Agrícola (Senasa) reforçou as ações de vigilância de veículos e pessoas em postos de controle externo e postos de fronteira. Isso evita a tentativa de entrada ilegal de aves, ovos ou outras mercadorias.

Diante da situação, o Senasa organizou as seguintes ações:

1- Coordenação permanente com postos de controle externos para concluir a revisão da bagagem de mão de todos os passageiros e tripulantes do Chile, bem como dos compartimentos usados ??para entrar ilegalmente.

2- Avaliar em tempo real o desenvolvimento do foco apresentado e as medidas sanitárias que o SAG do Chile vem adotando em torno desta questão.

O Peru é livre da gripe aviária e o Senasa orienta as transportadoras e passageiros que entram no Peru a proteger a indústria avícola nacional, evitando a introdução de aves, ovos ou outros produtos avícolas sem a autorização correspondente.