Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Peru reinicia campanha de vacinação de aves para prevenir a doença de Newcastle

Especialistas do SENASA percorrerão as províncias de Trujillo, Virú, Ascope, Pacasmayo e Chepén com o objetivo de vacinar 356.780 aves

Peru reinicia campanha de vacinação de aves para prevenir a doença de Newcastle

O Ministério da Agricultura e Irrigação (MINAGRI), através do SENASA, anunciou o recomeço da campanha de vacinação gratuita para prevenir a doença de Newcastle, em benefício de 5.836 criadores de aves de pequeno e médio porte na região de La Libertad.

Em conformidade com todos os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde para prevenir o COVID-19, os especialistas do SENASA percorrerão as províncias de Trujillo, Virú, Ascope, Pacasmayo e Chepén com o objetivo de vacinar 356.780 aves criadas por famílias e briga, durante o ano em curso.

A doença de Newcastle, causada por um vírus altamente contagioso e mortal, afeta aves de todas as espécies e idades. Os sintomas apresentados pelos animais doentes são coriza, lacrimejamento, espirros, perda de apetite, diarréia esverdeada, movimentos descoordenados, torcicolo e morte posterior.

Em cada intervenção, os criadores são orientados na execução de boas práticas de aves, como: biossegurança, limpeza das instalações de criação, alimentação adequada, uso de banhos de pés, melhoramento genético, entre outras atividades que melhoram a criação de aves. .

Por meio dessas sessões, os criadores acessam o Certificado Oficial de Vacinação contra a doença de Newcastle, um documento essencial que permite a mobilização e participação do combate a aves nos vários eventos galísticos programados em todo o país.

O SENASA incentiva os criadores a participarem da campanha de vacinação e, sob suspeita da doença, notifica imediatamente o SENASA ou liga para o número gratuito 0800-10125.

Nota: As brigadas de vacinação cumprem as medidas de desinfecção e biossegurança, como lavar as mãos com água e sabão; uso de máscara; espaçamento adequado. Medidas ordenadas pelo Ministério da Saúde (MINSA) para prevenir infecções por COVID-19.