Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Tecnologia

Pesquisador aponta a zootecnia de precisão como ferramenta para melhora do bem-estar animal

Prof. Dr. Adroaldo José Zanella, participou do II Congresso de Zootecnia de Precisão, na AveSui

Pesquisador aponta a zootecnia de precisão como ferramenta para melhora do bem-estar animal

De acordo com Zanella, os indicadores de bem-estar animal podem ser divididos em comportamento, saúde e habilidade dos animais de se ajustarem ao ambienteNa manhã desta terça-feira, o Professor da Universidade de São Paulo – Campus Pirassununga, Prof. Dr. Adroaldo José Zanella, participou do II Congresso de Zootecnia de Precisão, na AveSui, que acontece de 25 a 27 de abril. Na ocasião, o pesquisador apontou a zootecnia de precisão como ferramenta para melhora no bem-estar animal.

De acordo com Zanella, os indicadores de bem-estar animal podem ser divididos em comportamento, saúde e habilidade dos animais de se ajustarem ao ambiente. “Os que podemos mensurar são os que chamamos de iceberg, ou seja, que conta para você a historia do animal sem contar os detalhes. Por exemplo, condição corporal, ocorrência de tosse em uma instalação de suínos, ou até mesmo os movimentos das aves em um aviario se posicionando de forma diferente”, explica.

O docente explica que esses indicadores podem ser utilizados com ferramentas de zootecnia de precisão para mensurar essas ocorrências auxiliando na adequação para melhorar o bem-estar do animal.  “A zootecnia de precisão não vai substituir o ser humano, mas ela funciona como uma ferramenta que indica que alguma coisa não esta bem”, diz.

Acesse a programação completa da AveSui 2017 AQUI