PRÊMIO CLAUDIA 2017

Pesquisadora Janice Zanella é finalista do Prêmio Cláudia, maior premiação feminina da América Latina

Chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves concorre na categoria Ciências

Maior premiação feminina da América Latina, o prêmio CLAUDIA chega à sua 22ª edição reconhecendo o talento, as histórias de superação e a realização de brasileiras em diferentes áreas. Neste ano, o setor produtivo está muito bem representado pela pesquisadora e chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves Janice Ciacci Zanella, que é uma das três finalistas na Categoria Ciências.

“É uma honra. A gente nem acredita quando acontece. Esse reconhecimento para a mulher é muito importante porque estamos sempre numa luta tão forte. Para a nossa classe, para quem trabalha nessa área técnica, ter esse reconhecimento é muito importante”, comentou Janice.

Janice trabalha desde o início de sua carreira, há quase 30 anos, em Concórdia (SC). Um dos grandes focos de trabalho da pesquisadora são as doenças respiratórias em suínos e aves. Em 2008, ela se mudou com o marido e os três filhos para os Estados Unidos. Ali, trabalhou no departamento de agricultura americano, centro de referência na área, onde desenvolveu pesquisas com o vírus influenza, causador da gripe tanto em humanos como em porcos e aves. Um ano depois, quando houve a pandemia da doença, Janice participou das primeiras análises do micro-organismo e da equipe que desenvolveu a vacina utilizada em animais.

Já no Brasil, em 2010, a pesquisadora estabeleceu uma parceria entre a Embrapa e o laboratório americano e, aqui, isolou o vírus pela primeira vez em suínos. Ela, hoje, representa o Brasil no projeto de vigilância global da influenza em suínos da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, na sigla em francês).

“Vale falar sobre a importância de uma instituição que oferece apoio a mulher. Na Embrapa temos um apoio muito grande, licença maternidade, auxílio creche, licença amamentação, podemos até trazer o bebê se para amamentação. Quando eu tive as crianças, tenho três filhos, foi muito gratificante ter o apoio da empresa”, lembra a gestora que entende que a mulher precisa encontrar nas empresas um tratamento justo para que possa desenvolver suas habilidades como profissional sem que precise abrir mão de sua essência.  “Estou muito feliz por ter essa oportunidade. É muito legal ver as pessoas me apoiando”, concluí.

Votação

A votação para a escolha das personalidades de destaque, do Prêmio Cláudia, já está aberta pela internet. Acesse e vote  http://claudia.abril.com.br/premio-claudia-finalistas/  .O resultado final será conhecido em outubro.

O prêmio Cláudia está em sua 22º edição e tem como objetivo descobrir, destacar e valorizar mulheres competentes, talentosas, inovadoras e empenhadas em fazer um Brasil melhor, nas categorias Cultura, Trabalho social, Negócios, Políticas Públicas, Ciência, Revelação e Consultora Natura Inspiradora.

Clique e VOTE