Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Pesquisadores americanos já conhecem o código genético do vírus causador da Marek

O segundo passo é estudar o mecanismo molecular causador da doença para desenvolver vacinas mais eficientes às aves.

Redação AI 06/08/2001 11:15 – Pesquisadores do Serviço de Pesquisas Agropecuárias (ARS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) finalizaram o seqüenciamento do código genético do vírus “herpes”, causador da doença de Marek.

No início dos anos 70 foi produzida a primeira vacina contra esta doença, utilizando-se o vírus herpes do peru. Nesta época a avicultura acreditou que os prejuízos causados pelos diversos efeitos da doença, inclusive alta mortalidade, tinham terminado, mas em menos de uma década focos mais virulentos começaram a ser detectados, obrigando pesquisadores e laboratórios a manter uma vigília constante na busca de vacinas sempre mais eficientes, num esforço que parece nunca ter fim. Atualmente, as perdas mundiais causadas pela Marek são estimadas em US$ 1 bilhão de dólares anuais.

Agora, com o código genético do vírus, os pesquisadores do ARS começam a estudar o mecanismo molecular causador da doença, objetivando usar a engenharia genética para desenvolver vacinas capazes de proteger as aves das cepas altamente virulentas da doença.