Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Premiação

Pesquisadores da UEPG recebem prêmio Lamas 2020

O prêmio tem o objetivo de divulgar os resultados de pesquisas e de experimentos desenvolvidos em universidades do país todo

Pesquisadores da UEPG recebem prêmio Lamas 2020

Pesquisadores do Departamento de Zootecnia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) receberam a premiação Lamas 2020, na Conferência da Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas (FACTA) WPSA-Brasil. O trabalho “Parâmetros hematológicos de pintinhos submetidos a diferentes níveis de CO2 no nascedouro” foi desenvolvido pela equipe da UEPG Maria Marta Loddi, Amanda Silva, Juliane Santos e Jessica Vieira, em conjunto com os profissionais ligados à empresa Petersime, Eduardo Romanini e Bruno Machado.

O prêmio tem o objetivo de divulgar os resultados de pesquisas e de experimentos desenvolvidos em universidades do país todo, para resolver questões levantadas pelo setor avícola nas áreas de produção e processamento. “A premiação é recebida com grande alegria pela Universidade, tanto pelo envolvimento dos estudantes e quanto pela dedicação da professora Maria Marta, que, com muito orgulho, é a primeira mulher a ser responsável pela direção da Fazenda Escola da UEPG”, afirma o reitor da instituição, Miguel Sanches Neto.

Para Maria Marta, que é especialista em Zootecnia e possui experiência na área, a contribuição de todos os pesquisadores foi relevante para o resultado final: “A nossa equipe é formada por alunos, egressos e também profissionais que hoje estão em empresas importantes, pensando e desenvolvendo pesquisa junto à universidade”. O trabalho, realizado em parceria com a empresa incubadora Petersime, ocorreu in loco na Cooperativa Agroindustrial Lar.

“Fizemos as análises nos laboratórios da UEPG, onde verificamos, por meio dos parâmetros hematológicos, o nível de estresse causado no pintinho com os índices de CO2 que identificados”, informa a professora. A equipe comparou os níveis de CO2 dos animais que estavam no sistema de incubação com os níveis que ocorrem na natureza. “A nossa proposta é diferente do que é preconizado tradicionalmente. Após verificar todo o sistema de incubação, buscamos trabalhar com níveis de CO2 diferenciados”, conta a docente Maria Marta.

A pesquisa inova na forma como é vista a atividade na avicultura industrial, desenvolvida há anos com as máquinas incubadoras. “Com o resultado que descobrimos, podemos aumentar o bem-estar desses animais, assim como ajudar as empresas a otimizarem as suas máquinas, a mão de obra e também os custos finais”, afirma Maria Marta. “Fico feliz que o nosso trabalho tenha sido reconhecido em uma Conferência tão tradicional e importante no setor de avicultura Industrial brasileira. É gratificante para nós que somos professores e orientadores colocarmos os estudantes no mercado de trabalho e essas pessoas retornarem para a nossa universidade, proporcionando esse tipo de pesquisa”.

A Conferência Facta WPSA-Brasil, um dos eventos mais relevantes na área da Avicultura, ocorreu pela primeira vez de forma 100% on-line. O nome do Prêmio, distribuído aos vencedores, é uma homenagem ao Professor José Maria Lamas da Silva, técnico da avicultura brasileira, mestre da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais e formador de centenas de profissionais na área.