Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Pesquisa

Pesquisadores japoneses desenvolvem ovo capaz de tratar doenças

Pesquisa é tentativa para reduzir o custo dos tratamentos contra as principais doenças

Pesquisadores japoneses desenvolvem ovo capaz de tratar doenças

Cientistas japoneses modificaram genes de galinhas poedeira para que os ovos contenham medicamentos para tratamento de doenças, inclusive do câncer. De acordo com os cientistas, essa é uma tentativa para reduzir o custo dos tratamentos contra as principais doenças.

O intuito dos cientistas é chegar ao ponto de conseguir produzir ovos com uma proteína que é usada atualmente para tratar doenças comuns e perigosas para a saúde humana, como esclerose múltipla e todo os tipos de hepatite. Segundo eles, o trabalho ainda está no início e não se pode tirar nenhuma conclusão precipitada sobre o real impacto que isso terá para o corpo humano.

No entanto, o fato que os pesquisadores tratam como certo é a baixa considerável que deverá ser notada nos preços dos remédios que tratam essas doenças. De acordo com as informações divulgadas no relatório da pesquisa, o preço das drogas, que atualmente chegam a 100 mil ienes (cerca de US $ 888) por alguns microgramas, terá uma queda considerável.

O projeto começou quando pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência Industrial e Tecnológica Avançada (AIST) da região de Kansai lançaram o processo através da introdução de genes que produzem interferon beta em células precursoras de espermatozoides de galo. Essas células são usadas para fertilizar óvulos com a ideia de que as galinhas que nascem têm seus genes modificados com essa particularidade.

No momento, os cientistas têm três galinhas com a característica, botando ovos quase diariamente. A equipe de pesquisadores estima que o preço de um tratamento pode cair em 10% do seu valor atual.