Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Pesquisa

Pesquisadores suecos desenvolvem novo método de sexagem in ovo

Método pode identificar quais óvulos se tornarão galos no mesmo dia em que são posto, através de análise de gases, antes que um embrião se desenvolva

Pesquisadores suecos desenvolvem novo método de sexagem in ovo

Pesquisadores da Universidade de Linköping, na Suécia, desenvolveram um método que pode identificar quais óvulos se tornarão galos no mesmo dia em que são postos, antes que um embrião se desenvolva.

Existem aproximadamente 7,5 milhões de galinhas poedeiras na Suécia, de acordo com o Conselho Sueco de Agricultura. A rotatividade da população é superior a 5,5 milhões a cada ano. Os ovos postos contêm o mesmo número de galinhas (galinhas) machos do que fêmeas, mas como os galos não podem pôr ovos e não são adequados para uso como alimento, eles são mortos e os corpos destruídos. Uma equipe de pesquisa do Departamento de Física, Química e Biologia (IFM) da LiU desenvolveu um método para resolver o problema.

“Os ovos podem ser classificados desde o início, quando acabam de ser postos. Os ovos destinados a se tornar galos podem ser retirados para serem usados ??na produção de alimentos ou até consumidos como ovos ”, diz Anita Lloyd Spetz, professora emérito da IFM.

Os pesquisadores agora podem determinar se o ovo está destinado a se tornar um galo ou uma galinha, analisando os gases emitidos por ele. Pesquisas sobre a sexagem de óvulos estão sendo realizadas em vários locais e os métodos utilizados diferem: “Esse é um trabalho importante – poder salvar galos dessa maneira, para que não precisem ser mortos -, resolve um grande problema ético. . Muitos grupos fizeram progressos consideráveis, mas nenhum outro grupo usa sensores de gás como nós ”, diz a professora. Segundo os pesquisadores, as vantagens desse método são que ele pode ser feito em um estágio inicial e é relativamente barato.

Jan Ybrahim ainda era um estudante quando o projeto começou há um ano. Seu projeto de graduação investigou os gases emitidos pelos ovos e mostrou que a composição dos gases diferia entre aqueles destinados a se tornar galos e aqueles destinados a se tornar galinhas. A equipe de pesquisa conseguiu analisar os gases em diferentes temperaturas usando sensores de carboneto de silício, desenvolvidos no IFM. Em sua pesquisa subsequente, Ybrahim modelou os valores medidos e derivou uma equação que pode distinguir galos de galinhas com 85% de precisão. “Realmente – é isso que podemos alcançar no momento. E há muitas razões para acreditar que podemos alcançar uma figura melhor ”, diz Ybrahim, que possui mestrado em biologia de engenharia.

Ainda não há previsão para a tecnologia ser comercializada. “É difícil dizer, mas percorremos um longo caminho em seis meses. O que resta é traduzir isso em um método comercial que faça sentido econômico ”, diz Anita.

 

Quer acompanhar o que acontece na avicultura e na suinocultura?

Siga-nos no Facebook:

https://www,facebook.com/aviculturaindustrial

https://www.facebook.com/suinoculturaindustrial

Acompanhe nosso Linkedin:

https://www.linkedin.com/company/gessulliagribusiness

Precisa de algum serviço ou produto?

Pesquise no Guia Gessulli:

https://www.guiagessulli.com.br/