Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Cartel

Pilgrim's é multada em US$ 107 mi por definir o preço do frango

Um dos maiores produtores de frango dos Estados Unidos se declara culpado de fixar preços e é condenado a uma multa criminal de 107 milhões de dólares.

Pilgrim's é multada em US$ 107 mi por definir o preço do frango

Uma investigação criminal antitruste realizada pela Divisão Antitruste do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, equivalente aos Tribunais Europeus de Defesa da Concorrência ou à Comissão Nacional de Mercados e Concorrência da Espanha, abriu um precedente importante com a condenação in firm por práticas de alteração de o livre mercado e a limitação da livre concorrência à carnes Pilgrim’s, subsidiária da gigante do setor de carnes JBS , maior produtora mundial de carnes.

A Pilgrim’s Pride Corporation (Pilgrim’s), uma das maiores produtoras de frangos de corte com sede em Greeley, Colorado, EUA, foi condenada em 23 de fevereiro de 2021 e condenada a pagar $ 107 milhões em multas criminais por, literalmente, a decisão do tribunal , “tendo participou, desde 2012 e pelo menos até 2017, de uma conspiração para fixar os preços dos frangos e eliminar a concorrência na venda de frango e seus produtos nos Estados Unidos, o que afetou um mínimo de 361 M $ USD nas vendas de frango da Pilgrim’s. ”

De acordo com o acordo de confissão apresentado no Tribunal Distrital dos Estados Unidos em Denver, desde 2012 e continuando até pelo menos 2017 , a Pilgrim’s participou de uma conspiração para restringir e eliminar a concorrência pelas vendas de produtos de frango nos Estados Unidos. Que afetou pelo menos $ 361 milhões nas vendas de produtos de frango da Pilgrim’s.

O Tribunal Distrital aceitou a confissão de culpa de Pilgrim e ordenou que a empresa pague uma multa criminal de $ 107.923.572.

“A confissão de culpa de hoje demonstra nosso compromisso inabalável de processar as empresas que violam as leis antitruste dos EUA, especialmente quando se trata de algo tão fundamental para a vida cotidiana como a comida que comemos”, disse Richard Powers, Procurador-Geral Adjunto da Divisão de Antitruste do Departamento da Justiça.

“Esta confissão de culpa é o resultado direto dos esforços incansáveis ??de nossos dedicados promotores e funcionários de carreira, e de parceiros do FBI, do Escritório do Inspetor Geral de Comércio (OIG) e do USDA OIG”, declarou o Tribunal.

“A petição de hoje é outro exemplo do trabalho contínuo do FBI para eliminar a manipulação de licitações e preços e responsabilizar aqueles que executam essas atividades por suas ações “, disse Steven M. D’Antuono, vice-diretor responsável pelo escritório. Sede do FBI em Washington .

Para o FBI, acordos para fixar preços e eliminar a concorrência são atos criminosos que enganam os trabalhadores e consumidores americanos, ao mesmo tempo que prejudicam os mercados competitivos.

“Esta investigação levou a acusações contra 10 indivíduos por seus esforços para manipular ilegalmente os preços dos frangos, e o FBI está empenhado em continuar este importante trabalho em conjunto com o Departamento de Justiça e nossos parceiros”, afirmou Steven M D’Antuono, e “demonstra a determinação do governo em proteger a integridade da concorrência de mercado livre e aberto”, disse Peggy E. Gustafson, inspetora geral do Departamento de Comércio.

“Quando empresas concorrentes conspiram para definir preços que as beneficiem, os consumidores americanos são enganados. Continuaremos a trabalhar com nossos parceiros de aplicação da lei para processar essas atividades ilegais e garantir que os autores sejam responsabilizados. Agradecemos imensamente os esforços do Departamento de Justiça, do FBI e do OIG do USDA nesta investigação.”

“Agradecemos o compromisso contínuo e os esforços combinados de nossos parceiros de aplicação da lei na Divisão Antitruste do Departamento de Justiça, do FBI e do OIG do Departamento de Comércio para investigar um esquema de longa data que afeta a concorrência por meio de manipulação, licitação e preços de frangos de corte produtos”, disse o agente especial encarregado Bethanne M. Dinkins do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) OIG. “Durante esses tempos de incerteza, o OIG do USDA continuará a dedicar recursos e priorizar o trabalho que beneficie os americanos trabalhadores por meio de preços competitivos para os produtores agrícolas e da igualdade nos preços e na qualidade dos produtos agrícolas para os consumidores”.

A Pilgrim’s é a primeira empresa a reconhecer sua culpa por seu papel em uma conspiração para fixar preços e manipular ofertas na loja de frangos e seus produtos processados. Esses acordos de fixação de preços aplicavam-se tanto à venda final ao consumidor em mercearias ou supermercados quanto à venda direta a restaurantes. 

Uma violação da Lei Sherman acarreta uma pena máxima de multa de $ 100 milhões para empresas. A multa máxima pode ser elevada ao dobro do ganho derivado do crime ou ao dobro do prejuízo sofrido pelas vítimas do crime, se algum desses valores for superior ao máximo da multa legal.

Este caso é o resultado de uma investigação federal antitruste em andamento sobre preços, manipulação de licitações e outras condutas anticompetitivas no setor de frangos de corte, que está sendo conduzida pela Divisão Antitruste com a assistência do OIG do Departamento. Departamento de Comércio, FBI Washington Field Escritório e USDA OIG.