Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado

Poder de compra de ovos do avicultor recua frente ao milho, mas aumenta frente ao farelo

No mercado de ovos, as vendas se aqueceram no início de julho

Poder de compra de ovos do avicultor recua frente ao milho, mas aumenta frente ao farelo

A relação de troca entre ovos comerciais e milho, um dos principais insumos consumidos na avicultura de postura, aumentou nesta parcial de julho (até o dia 22), apesar da leve valorização da proteína durante o mês. Isso porque, segundo colaboradores do Cepea em dados divulgados nesta segunda-feira (26), o poder de compra do avicultor foi influenciado principalmente pelo comportamento do preço do cereal, que também subiu, mas em maior intensidade que o dos ovos.

As cotações do farelo de soja, outro importante insumo consumido na atividade, também influenciaram o poder de compra, no entanto, para esse produto, o cenário foi de desvalorização, o que manteve positiva a relação de troca ao avicultor.

No mercado de ovos, as vendas se aqueceram no início de julho, e a oferta controlada permitiu que agentes mantivessem seus preços.

Para o milho, segundo levantamento da equipe Grãos/Cepea, os baixos estoques da safra de verão e a preocupação com a produtividade da segunda safra têm afastado vendedores do mercado doméstico, elevando as cotações.

E quanto ao farelo de soja, ainda segundo a equipe Grãos/Cepea, os valores iniciaram o mês em queda, mas se recuperaram nos últimos dias. Mesmo assim, entre junho e a parcial de julho, o derivado se desvalorizou.