Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Ovos

Poder de compra do avicultor de postura se eleva em dezembro

Elevados patamares de preços das principais carnes consumidas no Brasil (bovina, suína e de frango) favoreceram a comercialização de ovos. 

Image of white eggs. Perfect for anything related to healthy food, easters, eggs production and food industry in geneneral.
Image of white eggs. Perfect for anything related to healthy food, easters, eggs production and food industry in geneneral.

De acordo com os dados divulgados, nessa semana, pelo Centro de Estudos em Economia Aplicada (Cepea), os ovos apresentaram alta atípica para o período. O mês de dezembro, é caracterizado pelas menores vendas de ovos, devido ao período de férias escolares e festividades de final de ano, quando consumidores compram proteínas típicas da época. Em 2019, porém, os elevados patamares de preços das principais carnes consumidas no Brasil (bovina, suína e de frango) favoreceram a comercialização de ovos.

 Em todas as regiões acompanhas pelo Cepea, as cotações atingiram a maior média nominal para o mês de toda a série histórica, iniciada em 2013. Além disso, esses aumentos têm corroborado para o poder de compra do avicultor. Após os consecutivos aumentos ocorridos no final de novembro e início de dezembro, por conta dos preços das carnes, as cotações dos ovos seguiram praticamente estáveis no começo da segunda quinzena desse mês.

 No mercado de milho, a oferta restrita e a demanda aquecida, principalmente por conta da suinocultura e avicultura, têm elevado os valores do cereal. A atividade pecuária também tem influenciado as cotações do farelo de soja.