Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Custos

Poder de compra do avicultor é o mais baixo desde março

Apesar da queda, no comparativo anual, as cotações mais altas do frango vivo em 2019 mantêm a relação favorável ao avicultor.

25.01.2012. Foto: Marcos Peron/virtualphoto.net
25.01.2012. Foto: Marcos Peron/virtualphoto.net

De acordo com os dados divulgados na sexta-feira (27/06) pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), os aumentos nas cotações dos principais insumos utilizados na ração animal, milho e farelo de soja, associados à desvalorização do frango vivo têm reduzido o poder de compra do avicultor paulista em setembro, que, inclusive, é o mais baixo desde março deste ano, conforme apontam as pesquisas.

Em setembro de 2018 era possível a compra de apenas 4,72 quilos de milho ou de 2,27 quilos de farelo de soja com a venda de um quilo do animal vivo, quantidades 12,2% e 17,4%, respectivamente, menores frente à capacidade de aquisição atual. Vale ressaltar que, apesar da queda, no comparativo anual, as cotações mais altas do frango vivo em 2019 mantêm a relação favorável ao avicultor.

No mercado de frango vivo, apesar de a oferta estar relativamente restrita ao longo de 2019, os preços caíram em setembro, o que pode estar associado ao fraco desempenho das vendas domésticas.