Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Antimicrobianos

Políticas de antibióticos devem ser baseadas em evidências

Hoje, quase metade de todos os frangos de corte é criada sem antibióticos

Políticas de antibióticos devem ser baseadas em evidências

O economista-chefe da American Veterinary Medical Association (AVMA), Matthew J. Salois , PhD, apresentou-se à Academia de Ciências de Nova York em 28 de setembro sobre as implicações da criação de animais sem antibióticos. A palestra “Sustentabilidade e Uso de Antimicrobianos na Agricultura Animal”, pede por políticas de antibióticos diferenciadas e baseadas em evidências que considerem uma visão holística dos impactos dos antibióticos sobre o bem-estar animal, o meio ambiente e a economia.

Nos últimos anos, algumas empresas e consumidores adotaram a criação de animais sem antibióticos. Hoje, quase metade de todos os frangos de corte são criados sem antibióticos.

Embora muitos consumidores tenham aclamado essas mudanças, o Dr. Salois adverte que o uso reduzido de antibióticos em animais de granjas pode ter implicações negativas para o bem-estar animal e a sustentabilidade geral da pecuária, se não acompanhada de mudanças apropriadas nas práticas de manejo.

Dr. Salois observa que a taxa de mortalidade média para frangos de corte criados sem antibióticos pode ser 25% a 50% maior do que para frangos de corte convencionalmente criados. Além disso, as aves criadas sem antibióticos são muito mais propensas a sofrer de condições médicas dolorosas, como ter mais de três vezes a probabilidade de sofrer queimaduras de amônia em seus olhos.

A maior incidência de doenças e mortalidade para aves criadas sem antibióticos, juntamente com um crescimento mais lento, significa que mais de 680 milhões de aves adicionais precisarão ser levantadas anualmente para atender à demanda de aves nos Estados Unidos. Esse aumento consome recursos ambientais significativos, incluindo mais de 1,9 bilhão de galões adicionais de água e mais de 5,4 milhões de toneladas adicionais de ração por ano.

Embora os frangos criados sem antibióticos tenham, em média, taxas de mortalidade mais altas do que os quais o acesso a antibióticos é permitido, a diferença de mortalidade vem diminuindo ao longo do tempo. Isso pode ser atribuído, em parte, aos produtores de aves e veterinários que aprenderam muito nos últimos anos sobre como gerenciar melhor os rebanhos criados sem antibióticos, como diminuir a densidade de estocagem e aumentar o tempo de inatividade do ciclo dos rebanhos. Além disso, o acesso a alternativas, incluindo vacinas, probióticos e enzimas, reduziu o uso de antibióticos em geral. No entanto, a necessidade de inovação contínua e mais alternativas de antibióticos continua sendo uma prioridade.

Essas descobertas indicam a necessidade de uma abordagem ponderada e orientada por dados para o uso de antibióticos que considere uma ampla gama de questões e busque equilibrar o bem-estar animal e os resultados ambientais e econômicos. Veterinários estão comprometidos com o uso responsável de antibióticos, o que inclui o uso criterioso de antibióticos quando medicamente necessário em animais de fazenda, em consonância com a  política de AVMA .