Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado de trabalho

População ocupada no agro fica estável no 1º tri de 2019

Participação do agronegócio no mercado de trabalho brasileiro foi de 19,67% no período

População ocupada no agro fica estável no 1º tri de 2019

Nos três primeiros meses de 2019, a população ocupada (PO) no agronegócio foi de 18,07 milhões de pessoas, apenas 0,23% abaixo do registrado no mesmo período de 2018, segundo pesquisas Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP. Quanto ao contingente de ocupados no País como um todo, o crescimento foi de 1,42% no mesmo período. Dessa forma, a participação do agronegócio no mercado de trabalho brasileiro foi de 19,67% no primeiro trimestre de 2019, inferior ao registrado nos três primeiros meses de 2018 (19,99%), mas superior ao trimestre imediatamente anterior (19,59%).

Em relação especificamente à PO por segmento do agronegócio, houve elevação do número de trabalhadores em atividades relacionadas à fabricação de insumos (4,02%) e agrosserviços (2,34%) na comparação entre os períodos de janeiro e março de 2018 e o primeiro trimestre de 2019. Já a agroindústria e a agropecuária registraram baixas de 1,73% e de 1,42% na população ocupada, respectivamente, no mesmo período.

Pesquisadores do Cepea indicam que o segmento primário foi o que mais influenciou na ligeira queda de 0,23% no total de ocupados no agronegócio, seguido da agroindústria (tanto de base animal quanto vegetal). O número de ocupados “dentro da porteira” manteve a tendência de redução já verificada nos últimos anos, resultado de mudanças estruturais na produção agropecuária brasileira. No caso da agroindústria, a diminuição de 1,73% no contingente de trabalhadores e empregadores pode ser atribuída, especialmente, aos recuos observados nas indústrias relacionadas ao setor sucroenergético e à fabricação de massas e outros produtos alimentícios.   

Já o segmento de insumos, ainda que represente menor parcela dos ocupados no agronegócio, atuou no sentido de amenizar as quedas registradas nas atividades primárias e agroindustriais. Houve evolução também na população ocupada em atividades de agrosserviços, o que pode estar atrelado, em linhas gerais, ao armazenamento e ao escoamento da safra de grãos que, segundo dados da Conab, registrará crescimento neste ano.