Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Fapesp

Pós-Graduação em zootecnia da Unesp oferece bolsa

O bolsista selecionado desenvolverá o projeto "Modelagem mecanicista para predizer a ingestão de aminoácidos para frangos de corte"

Pós-Graduação em zootecnia da Unesp oferece bolsa

Departamento de Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Jaboticabal, SP, oferece uma oportunidade de Pós-Doutorado em Zootecnia com bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição encerra em 15 de maio.

A bolsa está vinculada ao Projeto Temático “Modelagem da produção e das exigências nutricionais de aves e peixes”.
O bolsista selecionado desenvolverá o projeto “Modelagem mecanicista para predizer a ingestão de aminoácidos para frangos de corte” e participará no desenvolvimento de novas metodologias que serão padronizadas durante a realização do projeto, entre outras atividades.

O software Avinesp considera o crescimento de dois compartimentos, corpo e penas, para calcular as ingestões diárias de aminoácidos. Apesar de considerar os compartimentos separadamente, é assumido um único valor de eficiência de utilização para o cálculo da deposição do aminoácido no corpo e nas penas.

Para elaborar os modelos mecanicistas previstos no Projeto Temático, é imprescindível conhecer e quantificar as eficiências parciais de utilização dos aminoácidos no corpo e nas penas das aves.

O objetivo deste projeto consiste na elaboração de modelos mecanicistas, fundamentados nas eficiências parciais do corpo e das penas da ave, para predizer a ingestão dos aminoácidos para frangos de corte. No Projeto Temático em questão estão em desenvolvimento estudos que possibilitarão elaborar um modelo para predizer a ingestão do aminoácido classificado matematicamente como determinístico, dinâmico e mecanicista.

Esse modelo mecanicista integrará as equações que envolvem o crescimento do corpo, penas e as eficiências de utilização dos aminoácidos. Em seguida será transcrito em linguagem Excel para tornar o conhecimento acessível, didático e difundir o uso da modelagem mecanicista, consolidando o entendimento científico da relação entre nutrição e metabolismo proteico. Esta planilha será uma ferramenta didática e com linguagem mais simples em relação ao uso para que estudantes de graduação e produtores a utilizem no dia a dia.

Os candidatos devem ter concluído o doutoramento há menos de sete anos, com titulação na área de Zootecnia ou Medicina Veterinária e ter experiência comprovada em pesquisas relacionadas a exigências de proteínas e aminoácidos para aves.

Os interessados devem enviar Currículo Lattes (curriculum vitae para estrangeiros) contendo a lista de publicações, cópia da tese de doutorado ( em PDF) e duas cartas de recomendação para a pesquisadora responsável pelo Projeto Temático, Nilva Kazue Sakomura, no endereço [email protected]. Outros esclarecimentos podem ser solicitados no mesmo endereço de e-mail.

A oportunidade está publicada em http://www.fapesp.br/oportunidades/1527/

O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.