Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Potencial hidrogeniônico nos diferentes pontos do aviário relacionados com a incidência de Salmonella spp

Estudo avaliou a interferência do tratamento adequado com cal virgem no processo de alcalinização, aliado ao manejo correto de cama

Potencial hidrogeniônico nos diferentes pontos do aviário relacionados com a incidência de Salmonella spp

A avicultura de corte brasileira é destaque na economia interna e externa. A sua excelência tecnológica em genética, manejo e ambiência levou o País a liderança mundial na exportação de carne de frango desde 2010. O Brasil é o segundo maior produtor mundial de tal proteína, produzindo um total de 13,14 milhões de toneladas em 2015, sendo o primeiro colocado os Estados Unidos com uma produção de 17,97 milhões de toneladas (ABPA, 2016). Decorrente ao cenário da carne de frango de corte brasileira, sua escala de produção avança devido a requisição interna e externa do mercado. As vantagens são inúmeras, tendo como principais a oferta de emprego; viabilização de pequenas propriedades por meio do sistema integrado, manutenção da mão-de-obra no campo; produção não sazonal, contendo desemprego temporário; receita a cada 60 dias; custo de produção baixo; competência nos programas de biosseguridade e sanidade; variedade de produtos que potencializam a exportação para distintos mercados (ABPA, 2014).

Apesar do rígido controle sanitário, ocorrem patologias que acometem o plantel, destacando-se a Salmonelose entre as principais afecções de saúde pública mundial e responsável por severas perdas econômicas. Notável como uma fonte de contaminação e infecção, através de carne de aves ou ovos. (ROSTAGNO, 2016)

Pertencentes à família Enterobacterea, as bactérias do gênero Salmonella spp são compreendidas em um total de 2.800 sorotipos bioquimicamente relacionados (SANTOS; MOREIRA; DIAS, 2009).

Dentre várias fontes de infecção via Salmonella spp em frangos, a cama do aviário destaca-se como a prevalecente. Portanto, emprega-se métodos de tratamento durante o vazio sanitário com ácidos orgânicos, uso da revira associada com amontoamento da cama e o uso da cal virgem a fim de garantir livre ocorrência de salmoneloses (PRA et al., 2009).

O objetivo do presente trabalho foi avaliar através de dados reais a interferência do tratamento adequado com cal virgem no processo de alcalinização, aliado ao manejo correto de cama durante a vigência do lote sob o controle da Salmonella spp.

Leia o conteúdo na íntegra clicando aqui.

.