Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Pratini convoca supermercadistas para promover produtos do Agronegócio

Ministro pediu aos supermercadistas que promovam os produtos do setor agrícola, em especial das carnes e frutas.

Redação AI 27/04/01 13:30 – Ao participar ontem, em Brasília, da abertura do Supermeeting 2001 – Encontro de Lideranças, promovido pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o ministro da Agricultura e do Abastecimento, Marcus Vinicius Pratini de Moraes, fez um apelo aos supermercadistas para que contribuam com a promoção interna dos produtos do setor agrícola, em especial das carnes e frutas. Segundo ele, isso acabará servindo para ajudar a cadeia do agronegócio a se preparar para competir no mercado externo.

“Nós temos o objetivo de fazer marketing internacional das nossas frutas e carnes”, revelou o ministro. “Agora, para que o nosso produto seja reconhecido externamente, precisamos ser conhecidos aqui também. E os supermercados são um excelente canal para fazer o marketing da produção brasileira e inclusive fazer uma espécie de treinamento das empresas brasileiras do ponto de vista de embalagem, distribuição e logística. Isso irá prepará-las para enfrentar o mercado mundial.”

Em sua palestra, Pratini de Moraes enfatizou a necessidade de o País deixar de vender commodities e passar a exportar especialidades. De acordo com ele, as cadeias produtivas de carnes (bovina, suína, frango e pescado) e da fruticultura têm grande potencial para ajudar o Brasil a conquistar o mercado internacional com a venda de produtos de qualidade, de maior valor agregado.

O ministro sugeriu aos supermercadistas que também peçam aos seus fornecedores que lhes dêem certificado de rastreabilidade e sanidade vegetal e animal. “Necessitamos que os produtos do agronegócio ofereçam essas garantias aos consumidores internos. Quando os importadores de outros países chegarem aqui, poderemos levá-los aos supermercados e mostrar como comercializamos nossos produtos internamente”, afirmou o ministro. Para Pratini de Moraes, o setor supermercadista tem papel estratégico no aprimoramento da qualidade e apresentação das mercadorias do agronegócio brasileiro.