Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

Preço dos grãos afeta avicultura no Paraná e produtores se mobilizam por ajuda

Soja quase dobrou de preço, e o milho subiu 115%.

Preço dos grãos afeta avicultura no Paraná e produtores se mobilizam por ajuda

Criadores de frango do Paraná se mobilizam para pedir ao Ministério da Agricultura medidas que reduzam os impactos causados pela alta do preços dos grãos, que está afetando a avicultura.

Soja e milho, usados na ração dos animais, representam cerca de 70% dos custos de produção de aves.
De acordo com o Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Paraná (Sindiavipar), no último ano o preço da soja quase dobrou, chegando a 98% de alta. No caso do milho, o aumento foi ainda mais acentuado, de 115%.

No mesmo período, o preço do frango subiu 14,4%, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo IBGE.

Para o vice-presidente do Sindiavipar, José Antônio Ribas Junior, o aumento pode comprometer a avicultura paranaense, que é líder em produção e exportação no Brasil.

“Isso significa que o setor está tendo que arcar com uma despesa adicional que não é possível ser suportada. Podemos, sim, ter fechamento de empresas, suspensão de produção e redução de abates. Nós não estamos pedindo ao governo nada que não seja exequível.”

Parte das reivindicações do setor:

  • Autorização excepcional da importação de milho transgênico dos Estados Unidos, exclusivamente para a produção de ração animal;
  • Suspensão temporária do PIS e da COFINS sobre a importação de grãos;
  • A suspensão dos mesmos impostos sobre o frete nos transporte de grãos entre os estados;
  • Criação de programas de incentivo ao plantio de milho no verão e criação de novas linhas de crédito para produtores de grãos que destinam os produtos para o mercado interno.

Segundo José Antônio Ribas Junior, atualmente, por conta da isenção de impostos para exportação e do câmbio favorável, a soja e o milho brasileiros saem mais baratos para um estrangeiro do que para quem vai processar os grãos no mercado interno.