Mayekawa
08-Jul-2019 10:31
Insumo

Preços da soja registram recuo na primeira semana de julho

Boa parte de agentes consultados pelo Cepea está com a atenção voltada aos embarques de milho

Conforme os dados divulgados nesta segunda-feira (08/07) pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), as negociações envolvendo a soja em grão seguem em ritmo lento no mercado interno e também para exportação.

Boa parte de agentes consultados pelo Cepea está com a atenção voltada aos embarques de milho. Esse cenário elevou os fretes rodoviários e, consequentemente, a disputa por caminhões. Já as saídas envolvendo a oleaginosa foram menores em junho.

Segundo dados da Secex, o Brasil exportou 9,1 milhões de toneladas de soja em grão no mês passado, volume 16,4% inferior ao de maio e 13% abaixo do de junho/18. Quanto aos derivados, em junho, o Brasil embarcou 1,53 milhão de toneladas de farelo de soja, volume 7,3% menor que o de maio e 2,1% inferior ao de junho/18. Em junho, os embarques de óleo de soja foram 45,2% inferiores aos de maio, totalizando 140,2 mil toneladas.

 Esse cenário, a queda dos preços futuros na CME Group (Bolsa de Chicago) e a desvalorização do dólar pressionaram as cotações internas. O Indicador ESALQ/BM&FBovespa da soja Paranaguá (PR) recuou 2,7% entre 28 de junho e 5 de julho, indo para R$ 79,56/saca de 60 kg nessa sexta-feira, 5. No mesmo comparativo, o Indicador CEPEA/ESALQ Paraná cedeu 1,9%, a R$ 74,05/sc de 60 kg no dia 5.

Redação AI/SI
Deixe seu Recado