Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Global

Preços das aves devem se recuperar no segundo semestre, aponta Rabobank

Segundo o banco a demanda deve começar a se recuperar, já que a maioria dos países está saindo dos bloqueios impostos pela Covid-19

Preços das aves devem se recuperar no segundo semestre, aponta Rabobank

A indústria avícola global foi fortemente afetada pelo impacto da Covid-19 no segundo trimestre de 2020, conforme mostra o relatório semestral do Rabobank.Os preços caíram em muitos mercados para níveis historicamente baixos, devido a restrições de bloqueio nos movimentos das pessoas e na distribuição de alimentos e também devido a desafios de fornecimento na distribuição, cadeia de valor e operações.

Segundo o banco, na maioria dos mercados, observou-se os preços subirem inicialmente, pois os consumidores estavam acumulando estoques para se preparar para as medidas de contenção definidas pelos governos. Esse pico foi seguido por grandes quedas na maioria dos mercados, quando medidas de contenção foram implementadas. Essas medidas incluíam restrições ou fechamento do consumo de alimentos fora de casa e até mesmo algumas partes da distribuição de alimentos no varejo. O serviço de alimentos é uma parte importante da cadeia de valor global de aves, representando de 15% a 60% do total de vendas de aves. Qualquer restrição nas operações de serviços de alimentação tem o potencial de abalar o mercado. O mesmo pode ser dito das restrições às vendas no mercado de carne úmida e fresca. Em muitos mercados emergentes, esses mercados representam 50% a 95% das vendas totais de aves. Na Índia, os boatos se espalharam pelas mídias sociais sobre o suposto, mas falso, link Covid-19 com aves elevando os preços para mínimos históricos em fevereiro e março.

O Rabobank acredita que no segundo semestre os governos aliviem gradualmente as restrições aos movimentos das pessoas. Os governos manterão o potencial de reimplementar essas restrições se os casos do Covid-19 voltarem a saltar, como visto na Coréia, China, EUA e Reino Unido.

As condições econômicas globais para o restante de 2020 serão muito desafiadoras, com o Rabobank prevendo um declínio do PIB de -3,9%. Como veremos uma desaceleração econômica global, as condições do mercado provavelmente se tornarão mais impulsionadas pelos preços no 2S 2020. Isso deve apoiar a demanda de aves, já que o frango é a proteína de carne de menor preço.

Do lado positivo, o banco vê a demanda começando a se recuperar, já que a maioria dos países está saindo do bloqueio, com a demanda de serviços de alimentos aumentando como resultado. Dadas as incertezas em torno da situação do Covid-19, nota-se mudanças contínuas na demanda, o que aumentará a volatilidade. O impacto nos preços também mostrará algum atraso, já que os estoques em muitos mercados ainda são altos, o que influenciará o comportamento de compra dos traders.

A redução da produção em países exportadores, como Brasil, EUA, UE e Tailândia, apoiará uma recuperação gradual no 2S. Entretanto, será importante que os produtores permaneçam disciplinados, pois a volatilidade esperada pode criar rapidamente novas situações de excesso de oferta.

A China continuará sendo o principal mercado mundial de aves, devido à escassez de fornecimento de proteínas impulsionada pela ASF. As importações aumentaram 89% nos primeiros quatro meses de 2020, com significativamente mais oferta dos EUA e da Rússia, enquanto a participação de mercado no Brasil tendeu a cair. A demanda da China deve permanecer forte no segundo semestre.

Alguns mercados de importação, especialmente no Oriente Médio, África e Ásia, podem sofrer escassez, se a demanda melhorar e a oferta permanecer curta. Isso pode levar a oportunidades para os comerciantes.

Alguns países relativamente abertos, como as Filipinas, México, Vietnã e mercados africanos, como Gana, Congo e Angola, viram grandes volumes de aves de capoeira de baixo preço entrando em seus mercados.