Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Preços de aves sofrem queda de 30% na Jordânia

Os preços das aves no mercado jordaniano sofreram uma queda de 30% durante a semana passada devido ao aumento dos custos operacionais e à baixa capacidade de compra, de acordo com a associação de produtores de aves da Jordânia

Preços de aves sofrem queda de 30% na Jordânia

Os preços das aves no mercado jordaniano sofreram uma queda de 30% durante a semana passada devido ao aumento dos custos operacionais e à baixa capacidade de compra, de acordo com Hassan Abudaqar, membro do conselho da associação Jordanian Poultry Producers.

“Hoje, o frango emplumado custa JD 1,15 por quilo, enquanto o frango depenado custa JD 1,50 por quilo”, disse Abudaqar.

Ele acrescentou que os crescentes custos operacionais no setor avícola jordaniano, também em parte devido ao clima frio, fizeram com que os agricultores sofressem perdas notáveis.

“Para que as aves sobrevivam a esse tipo de clima, o aquecimento deve ser 24 horas por dia, 7 dias por semana, o que é muito caro, principalmente em um momento em que os preços dos combustíveis estão em alta”, disse.

Entre outros custos operacionais suportados pelos agricultores está o imposto de 5% sobre os insumos de produção, que foi imposto em 2018. 

“Hoje, uma tonelada de ração para aves custa ao agricultor JD400, além de um imposto de 5% de JD20”, disse ele, acrescentando que aliviar os agricultores desse imposto faria uma grande diferença, “já que a alimentação representa 70% do total. custo de produção”.

Abudaqar observou que os agricultores atualmente vendem suas aves com uma perda de cerca de 20%. 

“Os comerciantes compram o frango dos agricultores a JD 1,05 por quilo, embora seu custo de produção seja de JD 1,30”, disse ele.

Abudaqar destacou ainda que abrir as portas para a importação, apesar do excedente de produção local, é outro fator que contribui para as perdas sofridas pelos agricultores. 

“A Jordânia é autossuficiente em sua necessidade de aves, pois as granjas avícolas jordanianas fornecem ao mercado 700.000 frangos de corte por dia e 250.000 toneladas de frango de corte por ano”, disse ele. 

A associação de Produtores de Aves da Jordânia, disse Abu Abudaqar, “exige a abertura de novos mercados de exportação”, já que o setor avícola na Jordânia está testemunhando um aumento notável nos volumes de produção com um excedente de 30%.

Ele observou que “a Jordânia exportou 150 milhões de ovos de mesa e 85 milhões de ovos para incubação para países vizinhos em 2021”, acrescentando que a quantidade de aves exportadas é muito baixa.

O Reino abriga 2.689 granjas de aves distribuídas em torno das províncias, incluindo 2.297 granjas de frango de corte, 278 incubadoras e 114 granjas de matrizes, de acordo com Abudaqar.

A produção de aves do agricultor jordaniano é “mais do que suficiente”, disse ele.

“As granjas avícolas locais são capazes de cobrir todas as necessidades do país a preços estáveis ??ao longo do ano, desde que o governo implemente a proibição de importação de proteção, reduzindo gradualmente a cota de importação de aves”, disse Abudaqar.

Ele acrescentou que a associação exige mais restrições e fiscalização sobre os contrabandistas que prejudicam o produto local fugindo de impostos e alfândegas.