Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

America Latina

Preços do frango devem se estabilizar no Peru nos próximos dias, afirma ministério

Isso se deve ao fato da produção estar se recuperando, dada a recente evolução do indicador de carga fértil de ovos

Preços do frango devem se estabilizar no Peru nos próximos dias, afirma ministério

O Ministério da Agricultura e Irrigação (Minagri) informou nesta quinta-feira (23/07) que o preço do frango se estabilizará nos próximos dias.

Isso se deve ao fato da produção estar se recuperando, dada a recente evolução do indicador de carga fértil de ovos, que nas últimas quatro semanas registra crescimento positivo em Lima, passando de 6,3 para 6,6 milhões de ovos incubados por semana, situação que satisfará a demanda sobre a mesa das famílias peruanas.

“Estimamos que os preços atuais do frango atingiram o teto, mas com o passar dos dias a pressão para cima se dissipará e tenderá a declinar”, disse Christian Garay, diretor geral de Monitoramento e Avaliação de Políticas da Minagri.

O funcionário explicou que o processo de produção de um frango – desde sua incubação e crescimento nas fazendas – para sua comercialização no mercado dura entre 42 e 45 dias e, desde a terceira semana de junho, uma maior carga de ovos férteis é observada no mercado de incubatórios da indústria avícola, que prevê uma maior oferta de frangos na fazenda, o mesmo que atenderá à demanda de residências, restaurantes, principalmente nas lojas de frangos.

“Devemos lembrar que entre janeiro e junho as vendas de frango caíram cerca de 6%, principalmente no período de quarentena, enquanto a produção de frango cresceu a taxas positivas até abril, situação que causou uma superprodução desse pássaro. e que, devido à menor demanda, afetou uma queda sustentada nos preços ”, afirmou Garay.

O funcionário descartou que o aumento dos preços do frango se deva a fatores especulativos, porque obedece estritamente às questões do mercado e que, como a oferta de frango é normalizada, os aumentos constantes no preço se dissipam.