Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Tendência

PremieRpet anuncia compromisso de utilizar apenas ovos de galinhas livres de gaiolas

Após primeira linha de alimentos com ovos cage-free para animais de estimação, marca vai estender política para 100% de sua produção

PremieRpet anuncia compromisso de utilizar apenas ovos de galinhas livres de gaiolas

Marca líder em alimentos super premium para cães e gatos no Brasil, a PremieRpet® é a primeira empresa do segmento de pet food a firmar o compromisso de usar somente ovos de galinhas 100% livres de gaiolas em toda a sua produção, com prazo de transição até 2025. Em fevereiro, a empresa já havia anunciado que todos os alimentos da linha PremieR Seleção Natural seriam fabricados somente com ovos cage-free (expressão em inglês para designar a produção sem gaiola). Agora anuncia que a prática vai se estender para todo o portfólio da marca, com mais de 270 apresentações de produtos.

“A adesão à filosofia cage-free representa mais um passo no compromisso da PremieRpet® com o consumo consciente em todos os níveis de atividade e reflete nossa preocupação com o bem-estar animal e a alta qualidade dos insumos. Liderar mais essa iniciativa no Brasil, em alinhamento às tendências globais, atende e fortalece nossos preceitos de práticas mais naturais de produção”, afirma Cristiana F. Ferreira Pontieri, doutora em nutrição de pequenos animais e diretora de desenvolvimento de produto da PremieRpet®.

O compromisso da PremieRpet® foi oficializado junto à Humane Society International (HSI), uma das maiores organizações globais de proteção animal, que forneceu à empresa uma consultoria sobre cage-free, e à Animal Equality Brasil, organização internacional de proteção de animais criados para consumo, com quem a empresa vem dialogando no sentido de fortalecer a cadeia de fornecedores.

Para Maria Fernanda Martin, gerente de programas e políticas corporativas do departamento de proteção aos animais de produção da Humane Society International (HSI) no Brasil, são compromissos como o da PremieRpet® que aliviam milhares de galinhas poedeiras de uma vida de confinamento, além de enviar uma mensagem clara para a indústria de ovos, de que o futuro da produção é livre de gaiolas. “Aplaudimos a PremieRpet® por se tornar a primeira empresa do ramo de pet food no Brasil e em toda a América Latina a se comprometer a utilizar apenas ovos livres de gaiolas em seus produtos. Estamos felizes em continuar trabalhando com a empresa e seus fornecedores para a implementação dessa política”, afirma.

“Parabenizamos a PremieRpet® por ser a primeira do setor de pet food a banir 100% das gaiolas de sua cadeia de fornecimento de ovos até 2025. Com este compromisso, a empresa demonstra que está atenta ao crescimento da demanda dos consumidores por alimentos que respeitem o bem-estar animal”, afirma Taís Toledo, Gerente de Relações Corporativas da Animal Equality Brasil.

Cadeia produtiva

Segundo o diretor de supply chain da PremieRpet®, Marcos R. Oliveira, o compromisso de adotar 100% de matéria-prima de origem cage-free é possível porque a empresa está impulsionando a cadeia produtiva. “Como uma indústria inovadora, a PremieRpet® trabalha para fortalecer a cadeia e estimular um movimento de mudança no mercado. Estamos gerando uma forte demanda entre os nossos fornecedores de matéria-prima e os apoiando para que sejam certificados, promovendo um ciclo de crescimento na produção de ovos de galinhas livres de gaiolas”, explica. “Com esse movimento, tornamos mais viáveis os custos de ovos desidratados, que ainda são altos, e esperamos estimular outras empresas a fazerem o mesmo”, completa o executivo.

Pioneira no segmento, a iniciativa se soma a uma série de escolhas conscientes e inovadoras que aPremieRpet® vem fazendo ao longo de seus 22 anos de atuação e que a empresa acredita que estão em linha com as expectativas dos consumidores. A empresa lidera a produção de alimentos para cães e gatos feitos com ingredientes naturais, o que exige total rastreabilidade das matérias-primas. Entre tantos diferenciais está a parceria exclusiva de cinco anos com a Korin, que atende a linha de produtos PremieR Seleção Natural, algo único no mercado de pet food.

Cage-free

O sistema de produção cage-free dispensa qualquer tipo de confinamento em gaiolas, respeitando as condições para o bem-estar animal, pois permite que as galinhas possam se movimentar e desenvolver seu comportamento natural. De acordo com informações da Humane Society International (HSI), o modelo livre resulta em galinhas mais saudáveis e ovos com cascas mais resistentes, enquanto há uma série de evidências científicas que confirmam que aves confinadas em gaiolas em bateria sofrem imensamente.

O cage-free é um avanço e uma tendência mundial que conquista adesão de consumidores cada vez mais exigentes com relação à escolha de produtos e também de grandes empresas preocupadas em oferecer produtos com responsabilidade. Nos últimos anos no Brasil, o movimento vem ganhando impulso com aproximadamente 100 empresas já comprometidas a utilizar exclusivamente ovos livres de gaiolas em suas cadeias de suprimentos.

Ainda segundo a HSI, o uso das gaiolas em bateria convencionais para galinhas poedeiras é proibido ou está em fase de eliminação em toda a União Europeia, Nova Zelândia, em sete estados norte-americanos e no Butão. A Índia, terceiro maior produtor mundial de ovos, declarou que o uso de gaiolas em bateria fere a legislação federal de bem-estar animal e, recentemente, a suprema corte do País determinou que novos investimentos só poderão ser feitos em sistemas livres de gaiolas.

Um estudo conduzido pelo Instituto Akatu, especializado em consumo sustentável no Brasil, observou que os consumidores se preocupam com a maneira com que os animais são tratados na produção de alimentos, e que quase 90% dos brasileiros preferem comprar produtos que não foram produzidos com crueldade animal.