AveSui 2020
23-Jul-2019 20:48 - Atualizado em 14/08/2019 14:37
Noite de celebração

Prêmio Quem é Quem marca abertura da AveSui EuroTier 2019

Vencedores de 12 prêmiações foram revelados com a presença do governador do Paraná, Ratinho Junior

O Prêmio Quem é Quem celebrou por mais um ano o trabalho de milhares de famílias cooperadas do sul do país. A premiação foi o ponto alto na abertura oficial da AveSui EuroTier South America 2019. No total, a premiação reconheceu os vencedores de 12 categorias a partir da votação de integrantes do setor e a avaliação de especialistas no agronegócio.

No discurso de abertura, a diretora da Gessulli Agribusiness e organizadora do evento, Andrea Gessulli, saudou autoridades e visitantes presentes, como o governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, e compartilhou sua emoção por mais uma edição do encontro. Além disso, Andrea destacou os 110 anos de história da Gessulli a serem completados em outubro.

“Esse é um momento muito especial para mim e o Ricardo, meu irmão. Abrir mais uma edição da AveSui sempre traz emoções e recordações. Quero deixar um agradecimento especial ao senhor Irineo, presidente da Lar, que nos abraçou no ano passado e reforçou a presença do evento na região com a maior produção de proteína animal por metro quadrado do planeta”, disse.

Andrea também reconheceu a parceria com a EuroTier, promovida pela DLG (Sociedade Alemã de Agricultura), nesta edição, bem como a todos os expositores, visitantes e, principalmente, produtores.

“O que é feito neste estado enche o Brasil de orgulho. Comprovam a vocação e a eficiência do estado que, além da proteína animal, também se destaca como maior polo de energia renováveis também contempladas pelas feiras Biomassa Energia e a Energy Decentral”, completou.

O governador do Paraná também teve a palavra e ressaltou que todos conhecem a força do cooperativismo do estado e destacou o empenho do poder público estadual de apoiar as iniciativas para desenvolvimento deste modelo, bem como a produção agrícola em geral.

“As cooperativas e os produtores paranaenses são protagonistas e serão cada vez mais já que a grande demanda do planeta vai ser por comida. O governo do estado tem a função de fomentar isso e uma feira como esta é fundamental para isso. De nossa parte, também, estamos empenhando todo o esforço para também termos o Paraná como livre de aftosa sem vacinação. Viva o cooperativismo”, exaltou.

O primeiro dia da AveSui EuroTier 2019 conta com um espaço de exposições 40% maior do que no ano anterior e a expectativa de público foi revista para cima, após o primeiro dia do evento, e pelo momento favorável para a produção animal, bem como pelas mais de 40 palestras técnicas, 150 expositores e outras atrações como o Espaço Digital Farming.

A abertura oficial do evento foi encerrada com a entrega dos troféus das 12 categorias pelos representantes da AveSui, Ricardo Gessuli, pelo governador Ratinho Júnior, Alexandre Rosa da Agroceres PIC; Rinus Donkers da De Heus.

Prêmio Quem é Quem

A primeira categoria a ser premiada foi a Econômico-financeiro, cuja a grande vencedora foi a Coopercentral Frimesa. A cooperativa conta com mais de 40 anos de fundação e, com foco em suínos e leite, faturou cerca de R$ 3 bilhões em 2018.

Já na categoria Responsabilidade Social, a Languiru foi a ganhadora pois, além de um programa para inclusão de pessoas com deficiência, promove ações como o natal solidário, com apresentações culturais e arrecadação de alimentos para instituições de caridade.

Em Responsabilidade Ambiental, a laureada foi a C.Vale, que desenvolve, mantém e monitora projetos próprios de recuperação e proteção ambiental e conservação de espécies nativas de fauna e flora.

Na premiação sobre Sustentabilidade, a C. Vale, também, foi a ganhadora. Com sede em Palotina, no Paraná, a união obteve a melhor média entre as categorias Econômico-financeira, Ambiental e Social, tripé do conceito de sustentabilidade, para tal reconhecimento.

Por sua vez, o troféu Assistência Técnica foi para o médico veterinário Bruno Alves da Luz, da C.Vale, sendo um dos criadores do Promob, programa de biosseguridade da cooperativa.

Quanta ao prêmio Gestão Operacional Agroindústria, o vencedor foi Antonio Alexandre Wanzuit Junior que, à frente de 65 mil produtores da Aurora, atua no avanço de projetos, gestão de custos e resultados em toda a cadeia produtiva de suínos da cooperativa.

Por sua vez, o troféu de Melhor Cooperado – aves foi para as mãos de Roque Besen, que é cooperado da Lar e proprietário de três aviários climatizados em Santa Helena, onde têm obtidos bons índices zootécnicos por meio de uma correta gestão da produção.

Já o Melhor Cooperado – suínos foi Luciano Miotto, Cooperado da C.Vale, que implantou em sua propriedade sistemas de gestão, tratamento e reaproveitamento de dejetos, além de programas de capacitação de seus colaboradores.

A premiação Mulher Cooperada foi vencida por Eleane Hartmann Knaul. Com forte ligação com o cooperativismo, ela lidera 11 comitês femininos, a partir dos quais articulou o direito da Copagril sediar nesse ano o principal encontro de lideranças femininas cooperativistas.

A startup Trivonati, apoiada pela LAR, foi a grande vencedora da categoria Inovação pelo desenvolvimento de um sistema de monitoramento de dados de ambiência e desempenho em frangos de corte em tempo real, diretamente dos aviários.

O penúltimo prêmio da noite foi a categoria Varejo, na qual a Primato, detentora de uma linha de alimentos com sua marca, entrou para o mercado de cortes de frango a partir de um projeto de intercooperação, agregando valor ao produto comercializado em sua rede de supermercados. 

Enfim, a última categoria da edição 2019 do prêmio “Quem é Quem”, que estreou este ano, foi Biomassa e Bioenergia e Cooperativa Lar foi a ganhadora com o projeto São Roque. A iniciativa fomenta o uso de energias renováveis como fontes limpas para o aumento da eficiência energética, promovendo o uso de biomassa residual das diversas atividades de produção e industrialização.

Vencedores em cada categoria

Econômico-financeiro

- Frimesa

Responsabilidade social

- Languiru

Responsabilidade ambiental

- C Vale

Sustentabilidade

- C Vale

Assistência técnica

- Bruno Alves da Luz (C Vale)

Gestão operacional agroindústria

- Antonio Alexandre Wanzuit Junior (Aurora)

Melhor cooperado – Aves

- Roque Besen (Lar)

Melhor cooperado – Suínos

- Luciano Miotto (C Vale)

Mulher cooperada

- Eleane Hartmann Knaul (Copagril)

Inovação

- Lar

Varejo

- Primato

Biomassa e Bioenergia

- Lar

 

 

Redação
Deixe seu Recado