Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Premix inaugura nova fábrica em Presidente Prudente (SP)

A inauguração será feita no dia 14 de maio.

Da Redação 03/05/2001 14:24 – A partir de investimentos totais de US$ 2,5 milhões, a Premix Técnica em Suplementação, indústria de suplementos para alimentação animal com sede em Patrocínio Paulista, região Nordeste do Estado de São Paulo, inaugurará no próximo dia 14 de maio sua segunda fábrica em Presidente Prudente (SP). A unidade terá capacidade de produção de 50 toneladas/hora.O sistema de automação e a mais moderna tecnologia para fabricação de suplementos minerais para ruminantes (bovinos de corte e de leite) são os principais diferenciais da nova unidade da Premix, cujos processos serão comandado por um programa de computador de última geração.

Todos os segmentos da fábrica serão integrados por um sistema totalmente eletrônico, que monitora o passo-a-passo da fabricação até os processos de administração da empresa. Tudo o que ocorrer na recepção, dosagem, mistura e ensaque dos produtos serão analisados e avaliados pela gerência a partir de relatórios ou acesso direto aos equipamentos, por via computadorizada. Isso praticamente em tempo real, para evitar falhas e trabalhar com o mais elevado conceito de qualidade total.

A fábrica foi construída segundo os parâmetros mais modernos de garantia de segurança no manuseio e na repetição de operações, rastreabilidade das dosagens das matérias-primas e dos tempos de mistura e moagem executados simultaneamente. “Todas essas facilidades técnicas e controle absoluto da fabricação de suplementos minerais resultará na melhoria do produto final, uma vez que temos o controle total da matéria-prima, desde sua entrada na unidade, passando pela dosagem e misturas controladas corretamente”, explica o diretor da Premix, Alexandre Vilela.

Pelas características da recepção das matérias-primas, que estará interligada à produção por um circuito fechado, a nova fábrica da Premix em Presidente Prudente possibilitará a fabricação de produtos livres de agentes contaminantes, principalmente roedores, pássaros e micotoxinas. “A fabricação de suplementos protéicos e energéticos que contêm farelos em sua composição precisa contar com dispositivos de segurança e qualidade que evitem a presença de organismos indesejáveis, inclusive transmissores de doenças infecciosas, como a leptospirose (doença transmitida pela urina dos ratos) para os rebanhos. A contaminação da matéria-prima é um grande risco para as fábricas que não tenham a atenção devida aos sistemas de armazenagem e manipulação de ingredientes. Tudo isso foi profundamente analisado para que nossa fábrica de Presidente Prudente seja uma das mais modernas do País”, explica Alexandre Vilela.

A segunda unidade da Premix, em Presidente Prudente, foi desenhada segundo os conceitos de qualidade, que objetivam a excelência do produto fabricado e, paralelamente, busca o aumento de produtividade dos rebanhos suplementados. Para tanto, um intenso programa de treinamento é realizado rotineiramente envolvendo os funcionários da produção, administração, transporte, departamentos comercial e técnico.

Números da fábrica em Presidente Prudente

– Área total de 20.000 m2

– Área construída de 5.100m2 dividida em: 4.350 m2 para edificação industrial e 750 m2 de edifícios de apoio (guarita, apoio para motoristas, casa de força, vestiários, refeitórios, oficinas de manutenção e administração)

– Capacidade de Produção de até 50 toneladas/hora.

Em 2000, a Premix produziu 91 mil toneladas de suplementos divididos em 18 tipos básicos de produtos, direcionados às atividades de produção de carne e leite, totalizando faturamento aproximado de US$ 20 milhões. Para 2001, com a inovação tecnológica e o incremento da produção da nova unidade fabril, em Presidente Prudente, a empresa projeta aumentar em até 15% sua produção, superando 104 mil toneladas/ano.