Banner AI - Cobb
Saúde Animal

Presença da bactéria pode levar ao sacrifício das aves

Folha de Londrina
03-Nov-2016 08:47

A bactéria Salmonella ssp. faz parte do Programa Nacional de Controle de Sanidade Avícola (PNSA) do País. O gerente de saúde animal da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Rafael Gonçalves Dias, relata que hoje o monitoramento periódico acontece principalmente na cadeia de reprodução avícola. "Encontrando-a, o lote acaba sendo sacrificado e não segue adiante na linha de produção."

Dias relata que a bactéria causa principalmente problemas gastrointestinais nos humanos e acaba tendo maior nível de perigo para pessoas com debilidade imunológica. "A legislação até permite uma porcentagem dessas bactérias no produto, porque se imagina que ninguém vai consumir carne de frango crua."

O gerente da Adapar relata ainda que em granjas que não há uma biossegurança adequada já existe a obrigação de fazer o exame de Salmonella a cada quatro meses, o que já força o produtor a aumentar o monitoramento sobre a propriedade. "Com a IN, acredito que os custos de produção devem aumentar um pouco. Acredito que as empresas estão preparadas para fazer essas coletas e não acho que sejam valores tão significativos. Pelo patamar que a avicultura chegou no Estado, com nossa expansão de volumes para o mundo, a IN acaba sendo importante, muito válida para nossa economia e não podemos negligenciar este tipo de situação."