Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Reunião

Presidente do IICA fala sobre políticas para a segurança alimentar e a agricultura sustentável na reunião do T20

Runião de cúpula acolherá os representantes dos principais think-tanks do mundo, autoridades governamentais, altos funcionários de organizações internacionais e líderes da comunidade empresarial.

Presidente do IICA fala sobre políticas para a segurança alimentar e a agricultura sustentável na reunião do T20

O diretor-geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Manuel Otero, participa, em Buenos Aires, da reunião de cúpula do T20, o grupo de afinidade de think-tanks do G20, onde vai expor a visão e as ações deste organismo hemisférico especializado no desenvolvimento rural sobre os temas da segurança alimentar e da agricultura sustentável.

O T20 é coordenado neste ano pelo Conselho Argentino para as Relações Internacionais (Cari) e pelo Centro de Implementação de Políticas Públicas para a Igualdade e o Crescimento (Cippec). Sua reunião acolherá representantes dos principais think-tanks do mundo, autoridades governamentais, altos funcionários de organizações internacionais e líderes da comunidade empresarial. Esse encontro se dá como parte das atividades da presidência argentina do G20, o fórum global para a cooperação econômica, financeira e política, que é integrado por 19 países e mais a União Europeia.

Otero participará da sessão plenária sobre “Segurança Alimentar e Agricultura Sustentável”, ao lado de Belay Begashaw, do Centro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para a África; Máximo Torero, do Banco Mundial; Valeria Piñeiro, do International Food Policy Research Institute; e Jing Zhu, da Universidade Agrícola de Nanquim (China). A sessão terá como moderador Martín Piñeiro, diretor do Comitê de Assuntos Agrários do Cari e diretor-geral emérito do IICA.

“A região da América Latina e Caribe está sendo chamada a ter grande protagonismo na segurança alimentar e nutricional do planeta. Isto requer o enfrentamento de temas da questão tecnológica pendentes por causa dos claros atrasos na produtividade. Também faz muita falta a coordenação interinstitucional, para que os temas alimentar e nutricional possam dialogar. A América Latina deve continuar pensando em quantidade de em volume, mas deve pensar mais em qualidade e em reduzir os padrões duplos. Porque somos muito exigentes com alguns alimentos demandados de nós por mercados maduros, mas esses padrões são muito mais débeis para os nossos mercados”, afirmou Otero sobre sua exposição.

O diretor-geral do IICA acrescentou “ser também necessário um esforço renovado sobre comércio e integração, unindo ou aproximando muito mais a Aliança do Pacífico e o Mercosul. Dinamizar estes dois pilares produzirá um salto de qualidade e de quantidade para que a região da América Latina e Caribe seja fundamental e protagonista dos tempos que virão”.

Sob a presidência argentina do G20, o IICA participou nos seguintes grupos de afinidade: W20 (Women 20), MACS20 (Meet Agricultural Chief Scientist) e B20 (Business 20).

Na reunião de cúpula do W20, realizada em agosto, o IICA fez um chamado à formulação urgente de políticas públicas sólidas e de longo prazo em benefício das mulheres que vivem nas zonas rurais. Também advertiu que, sem uma maior atenção do poder público e da sociedade civil à situação de vulnerabilidade que as mulheres rurais padecem, as brechas se aprofundarão e acarretarão dolorosas consequências sociais.

Em junho, durante o encontro de cientistas líderes do G20, o IICA compartilhou sua visão da atividade agrícola como geradora de riqueza e de desenvolvimento para as Américas. Também defendeu que a investigação e a inovação na adaptação da agricultura à mudança climática e o gerenciamento sustentável dos solos são fundamentais para alcançar maior produção, com sustentabilidade e segurança alimentar.

A agenda do T20 durante a presidência argentina debate dez eixos temáticos: Futuro do trabalho e da educação para a era digital; Mudança climática e infraestrutura para o desenvolvimento; Segurança alimentar e agricultura sustentável; Igualdade econômica de gênero; Cooperação com a África; Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável; Comércio, investimento e cooperação tributária; Coesão social, governança global e o futuro da política; Uma arquitetura financeira internacional para a estabilidade e o desenvolvimento; e Migrações.

A partir destes eixos, o fórum elaborará propostas e sugestões para os governos dos países do G20, cujos líderes se reunirão em 30 de novembro, que serão entregues como documento final ao presidente da Argentina, Mauricio Macri.